Autoridade

Lições da Bíblia

“Pedro advertiu seus leitores sobre os ensinamentos perigosos que a igreja enfrentaria. Ele os alertou contra aqueles que, embora prometessem liberdade, levavam as pessoas de volta à escravidão do pecado, o oposto da liberdade que nos foi prometida em Cristo.”1

“Infelizmente, esse não foi o único ensinamento falso que a igreja teve que confrontar. Outro ensino perigoso surgiu. No entanto, antes de Pedro dar essa advertência específica, ele disse algo.”1

“1. ‘Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos’ (2Pe 3:1, 2). De acordo com Pedro, por que seus leitores deveriam dar ouvidos aos seus escritos? (Veja também Jo 21:15-17). Assinale a alternativa correta:1
“15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21:15-17 ARA)2.

A. ( ) Porque eles estavam fundamentados no Antigo Testamento, nos mandamentos de Cristo e nos ensinos dos apóstolos. Seus leitores estavam sendo desviados dessas fontes de autoridade.

B. ( ) Porque eles não tinham outra opção. Pedro era o único que podia salvá-­los naquele momento de provação.
C. ( ) Porque ele havia sido escolhido por Cristo como a pedra angular, sobre a qual a igreja seria edificada.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Em 2 Pedro 3:1, 2, o apóstolo lembrou a seus leitores as palavras inspiradas que haviam sido ditas anteriormente pelos ‘santos profetas’, levando-os de volta à Bíblia, ao Antigo Testamento. Pedro os fez lembrar de que eles tinham a ‘confirmada palavra profética’ (2Pe 1:19). Ele quis deixar claro que suas crenças estavam fundamentadas na Palavra de Deus. Nada no Novo Testamento justifica a ideia de que o Antigo não mais seja válido ou seja de pouca importância. Ao contrário, é o testemunho do Antigo Testamento que estabelece a validade do Novo Testamento e das declarações de Pedro a respeito de Jesus.”1

“Em seguida, Pedro estabeleceu uma linhagem de testemunhas desde os ‘santos profetas’ do Antigo Testamento até a sua própria autoridade como um dos ‘apóstolos do Senhor e Salvador’. Ele foi claro a respeito do chamado que havia recebido do Senhor para fazer o que estava fazendo. Não é de admirar que ele tenha falado com tanta convicção e certeza. Ele conhecia a fonte de sua mensagem.”1

Domingo, 11 de abril de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos