A importância da unidade

Lições da Bíblia
"1. De acordo com 1 Coríntios 1:10-13, qual é a importância de manter a unidade na igreja? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:"1

“10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 11 Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. 12 Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. 13 Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?” (1 Coríntios 1:10-13 ARA)2.

A.( ) Os que estão unidos a Cristo, estão unidos entre si e exaltam a Cristo.
B.( ) Cristo não está dividido. Por isso, devemos seguir Seu exemplo e nos unir.
C.( ) Uma igreja unida fica mais vulnerável às tentações do diabo.

Resposta sugestiva: V; V; F.

“Tendo refutado todas as alegações de que seu evangelho não havia sido dado por Deus, Paulo dirigiu sua atenção para outra acusação feita contra ele (Gl 2:1, 2). Os falsos mestres da Galácia declaravam que o evangelho de Paulo não estava em harmonia com o que Pedro e os outros apóstolos ensinavam. Eles diziam que Paulo era um traidor.”1

“Em resposta a essa acusação, Paulo narrou a viagem que havia feito a Jerusalém cerca de catorze anos após sua conversão. Embora não tenhamos certeza de quando exatamente essa viagem aconteceu, nenhuma viagem na antiguidade era um empreendimento fácil. Se ele viajou por terra de Antioquia para Jerusalém, essa viagem de 501 quilômetros teria levado pelo menos três semanas e teria envolvido todos os tipos de dificuldades e perigos. No entanto, apesar dessas dificuldades, Paulo empreendeu a viagem, não porque os apóstolos o tivessem chamado, mas porque ele havia sido chamado pelo Espírito. E enquanto ele esteve ali, apresentou seu evangelho aos apóstolos.”1

“Por que ele fez isso? Certamente não foi porque tivesse dúvidas sobre o que estava ensinando. Seguramente ele não precisava de nenhum tipo de reafirmação da parte deles. Afinal, ele já havia proclamado o mesmo evangelho durante catorze anos. E embora ele não precisasse da permissão nem da aprovação deles, valorizava em grande medida o apoio e o encorajamento dos outros apóstolos.”1

“Portanto, a acusação de que sua mensagem era diferente foi um ataque não apenas a Paulo, mas também à unidade dos apóstolos e à própria igreja. Manter a unidade apostólica era fundamental, pois uma divisão entre a missão de Paulo aos gentios e a igreja matriz, em Jerusalém, teria trazido consequências desastrosas. Sem harmonia entre os cristãos gentios e judeus, ‘Cristo estaria dividido, e seria frustrada toda a energia que Paulo havia dedicado, e esperava dedicar, à evangelização do mundo pagão’ (F. F. Bruce, The Epistle to the Galatians [A Epístola aos Gálatas], Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans Publishing Company, 1982, p. 111).”1

Domingo, 09 de julho de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
COSAERT, Carl. O evangelho em Gálatas. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 489, Jul. Ago. Set. 2017. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos