Andar no Espírito
Lições da Bíblia
“1. Leia Gálatas 5:16. O que o conceito de ‘andar’ tem a ver com a vida de fé? Dt 13:4, 5; Rm 13:13; Ef 4:1, 17; Cl 1:10”1
Gálatas (5:16 ARA)2: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.”. Deuteronômio (13:4-5 ARA)2: “4 Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis. 5 Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.”. Romanos (13:13 ARA)2: “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;”. Efésios (4:1, 17 ARA)2: “1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, […] 17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,”. Colossenses (1:10 ARA)2: “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;”.
“Andar é uma metáfora tirada do Antigo Testamento que se refere à maneira pela qual uma pessoa deveria se comportar. Paulo, que era judeu, muitas vezes fez uso dessa metáfora em suas cartas para descrever o tipo de conduta que deve caracterizar a vida cristã. O uso que ele fez dessa metáfora provavelmente estivesse ligado também ao primeiro nome associado à igreja primitiva. Antes que os seguidores de Jesus fossem chamados cristãos (At 11:26), eles eram conhecidos simplesmente como seguidores do ‘Caminho’ (Jo 14:6; At 22:4; 24:14). Isso sugere que, já em uma época muito antiga, o cristianismo não era apenas um conjunto de crenças teológicas centralizadas em Jesus, mas também um ‘caminho’ de vida a ser ‘percorrido’.”1
“2. De que maneira a metáfora de Paulo sobre andar é diferente daquela encontrada no Antigo Testamento? Compare Êxodo 16:4; Levítico 18:4; Jeremias 44:23 com Gálatas 5:16, 25; Romanos 8:4. Assinale a alternativa correta:”1
Êxodo (16:4 ARA)2: “Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.”. Levíticos (18:4 ARA)2: “Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.”. Jeremias (44:23 ARA)2: “Pois queimastes incenso e pecastes contra o SENHOR, não obedecestes à voz do SENHOR e na sua lei e nos seus testemunhos não andastes; por isso, vos sobreveio este mal, como hoje se vê.”.
Gálatas (5:16, 25 ARA)2: 16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. […] 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”. Romanos (8:4 ARA)2: “a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”.
A.( ) “Andar”, no Antigo Testamento, está relacionado à obediência da lei. A ênfase de Paulo, porém, estava no “andar no Espírito”, em conformidade com a lei de Deus.
B.( ) No Antigo Testamento, “andar” tinha um significado literal. Para Paulo, “andar no Espírito” significava desprezar a lei.
B.( ) No Antigo Testamento, “andar” tinha um significado literal. Para Paulo, “andar no Espírito” significava desprezar a lei.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“A conduta no Antigo Testamento não era definida simplesmente como ‘andar’, porém mais especificamente como ‘andar na lei’. Halakhah é o termo legal que os judeus usavam para se referir às regras e regulamentos encontrados tanto na lei quanto nas tradições rabínicas de seus antepassados. Embora Halakhah normalmente seja traduzida como ‘lei judaica’, na verdade a palavra tem por base o termo hebraico para ‘andar’ e significa literalmente ‘a maneira de andar’.”1
“Os comentários de Paulo sobre ‘andar no Espírito’ não são contrários à obediência à lei. Ele não sugeriu que os cristãos devem viver de uma maneira que transgrida a lei. É importante repetir: Paulo não se opôs à lei nem à obediência a ela. O que ele combateu foi a maneira legalista pela qual a lei estava sendo mal utilizada. A obediência genuína que Deus deseja nunca poderá ser alcançada por obrigação exterior, mas apenas pela motivação interior produzida pelo Espírito”1
“Como tem sido sua experiência de ‘andar no Espírito’? Como você faz isso? Quais práticas em sua vida dificultam esse tipo de caminhada?”1
Domingo, 10 de setembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 COSAERT, Carl. O evangelho em Gálatas. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 489, Jul. Ago. Set. 2017. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.