Vivendo pelo Espírito – Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.
Estudo adicional
“A vida do cristão não é toda suave. Ele tem severos conflitos a enfrentar. Cruéis tentações o assaltam. ‘Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne’ (Gl 5:17). Quanto mais perto chegarmos do final da história da Terra, mais enganosos e ardilosos serão os ataques do inimigo. Seus ataques ficarão cada vez mais ferozes e mais frequentes. Os que resistirem à luz e à verdade se tornarão mais endurecidos e insensíveis, e mais determinados contra aqueles que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos (MS 33, 1911; Comentários de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 1240).”1
“‘A influência do Espírito Santo é a vida de Cristo no coração. Não vemos Cristo nem falamos com Ele, mas o Espírito está tão perto de nós num lugar como em outro. Ele atua não só em cada pessoa que recebe a Cristo, mas por meio dela.
Os que têm o Espírito habitando em seu interior revelam os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade’ (MS 41, 1897; Comentários de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 1240).”1
Perguntas para reflexão
“1. O que isso significa crucificar os desejos da carne? Como podemos fazer isso? O que o uso da palavra crucificar nos diz sobre quanto é difícil a batalha contra o eu?”1
“2. O esforço humano desempenha algum papel na produção do fruto do Espírito? O que sua experiência diz sobre esse papel?”1
“3. Paulo disse que os que praticam as obras da carne não herdarão o reino de Deus. Como você concilia essa declaração com o fato de que Paulo diz que somos salvos pela fé e não pelas obras?”1
“4. Qual é a maior luta que você enfrenta em sua caminhada com o Senhor? Não é o pecado e a influência dele sobre seu relacionamento com Deus? Por que devemos sempre lembrar que nossa salvação depende totalmente do que Jesus fez por nós?”1
“Resumo: Embora na vida dos cristãos exista um conflito entre os desejos da carne e os desejos do Espírito, a vida cristã não precisa ser fracassada. Visto que Cristo venceu o poder do pecado, o Espírito pode reinar na vida cristã, concedendo-nos diariamente a graça que nos habilita a controlar os desejos da carne.”1
Sexta-feira, 15 de setembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 COSAERT, Carl. O evangelho em Gálatas. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 489, Jul. Ago. Set. 2017. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos