A condição humana – Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.
Estudo adicional
“‘A terminologia bíblica mostra, portanto, que o pecado não é uma calamidade que se abateu sobre o inconsciente ser humano, mas o resultado de uma atitude e escolha ativa da parte do ser humano. Além disso, pecado não é a ausência do bem; é ‘não atingir’ as expectativas de Deus. É um caminho mau que o ser humano escolhe por livre e espontânea vontade. Não se trata de uma fraqueza pela qual os seres humanos não podem ser responsabilizados, pois o ser humano, na atitude ou no ato de pecar, escolhe deliberadamente um caminho de rebelião contra Deus, de transgressão contra a Sua lei, e deixa de ouvir a Palavra de Deus. Pecado é tentar ultrapassar os limites estabelecidos por Deus. Em resumo, pecado é rebelião contra Deus’ (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 239).”1
“‘Foi-me apresentado terrível quadro da condição do mundo. […] Jamais o vício ergueu a cabeça disforme com tal ousadia como o faz agora. O povo parece estar entorpecido, e os amantes da virtude e da verdadeira piedade se acham quase desanimados por sua ousadia, força e predominância. A abundante iniquidade não se limita apenas aos incrédulos e zombadores. Quem dera que assim fosse! Mas não é. Muitos homens e mulheres que professam a religião de Cristo são culpados. Mesmo alguns que professam estar esperando Seu aparecimento não estão mais preparados para esse acontecimento do que o próprio Satanás’ (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 2, p. 346).”1
Perguntas para discussão
“1. O que você diria àqueles que insistem em dizer que a humanidade está melhorando? Quais são os argumentos contra essa ideia?”1
“2. Com base na citação de Ellen G. White acima, por que você não deve se desesperar, mas continuar reivindicando as promessas do perdão e da purificação? Satanás quer que você diga: ‘Não adianta. Sou corrupto. Jamais serei salvo, então é melhor desistir’. Mas Jesus lhe diz: Eu não ‘te condeno; vai e não peques mais’ (Jo 8:11). A quem você dará ouvidos?”1
“3. Por que é importante compreender o pecado e a depravação humana? O que ocorre quando perdemos de vista essa triste realidade? Um falso entendimento da nossa condição pode nos levar a quais erros?”1
“4. Pense no número incontável de protestantes que escolheram morrer em vez de abandonar a fé. Somos fortes para morrer pela nossa fé?”1
Sexta-feira, 20 de outubro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos