A justiça de Cristo

Lições da Bíblia
“Em Romanos 3:25, Paulo expôs mais profundamente a grande notícia da salvação. Ele usou uma palavra sofisticada: propiciação. A palavra grega para ela, hilasterion, ocorre no Novo Testamento apenas em Romanos 3:25 e em Hebreus 9:5, em que é traduzida como ‘propiciatório’. Conforme usada em Romanos 3:25 para descrever a oferta de justificação e redenção por meio de Cristo, o termo propiciação parece representar o cumprimento de tudo o que foi tipificado pelo propiciatório no santuário do Antigo Testamento. Isso significa, então, que por Sua morte sacrifical, Jesus foi oferecido como meio de salvação e é representado como Aquele que providencia a propiciação. Em suma, isso significa que Deus fez o que era necessário para nos salvar.”1
“O texto também fala sobre a ‘remissão dos pecados’. São os nossos pecados que nos tornam inaceitáveis a Deus. Não podemos fazer nada para cancelar nossos pecados. No entanto, no plano da redenção, Deus providenciou um meio para que esses pecados fossem remidos pela fé no sangue de Cristo.”1
“A palavra para ‘remissão’, em grego, é paresin, que literalmente significa ‘passar por cima’ ou ‘passar por’. ‘Passar por cima’ não significa, em nenhum sentido, ignorar os pecados. Deus pode ‘passar por cima’ dos pecados do passado porque Cristo pagou a penalidade pelos pecados de todos os povos mediante Sua morte. Portanto, qualquer pessoa que tiver ‘fé em Seu sangue’ pode ter seus pecados remidos, pois Cristo já morreu por todos (1Co 15:3).”1
“5. Leia Romanos 3:26, 27. Qual ideia Paulo expressou ali? Assinale a alternativa correta:”1
Romanos (3:26-27 ARA)2: “26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
A.( ) Não temos participação na justificação, pois Cristo é o cordeiro imaculado e também nosso Justificador.
B.( ) As obras da lei são requisitos para a salvação, visto que elas são uma demonstração de que desejamos ser salvos.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“A justiça de Cristo, que estava à disposição da humanidade, é concedida a nós não por obras, não por méritos nossos, mas pela fé em Jesus e no que Ele fez por nós.”1
“Por causa da cruz do Calvário, Deus pode declarar justos os pecadores e ainda ser considerado justo aos olhos do Universo. Satanás acusou Deus de pedir ao ser humano mais do que Ele estava disposto a dar. A cruz refuta essa alegação.”1
“Satanás esperava que Deus destruísse o mundo depois do pecado. Em vez disso, Ele enviou Jesus para salvá-lo. O que isso revela sobre o caráter divino? O que você fará nas próximas 24 horas como resultado dessa percepção?”1
Quarta-feira, 25 de outubro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos