A lei

Lições da Bíblia
1 Qual é o argumento de Paulo em Romanos 3:31? Por que ele é tão importante? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
Romanos (3:31 ARA)2: “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.
A.( ) Embora sejamos salvos pela graça mediante a fé, a obediência à lei moral continua valendo. A lei mantém sua função ética.
B.( ) A lei é superior à fé. Devemos nos apegar à lei, pois cumprindo-a, seremos salvos.
Resposta sugestiva: V, F.
“Nessa passagem, Paulo afirmou enfaticamente que a fé não anula a lei de Deus. Porém, mesmo aqueles que guardavam a lei ou todo o corpo de leis do Antigo Testamento nunca foram salvos por essa prática. A religião do Antigo Testamento, assim como a do Novo, sempre teve como base a graça de Deus, concedida aos pecadores pela fé.”1
“2. Leia Romanos 4:1-8. Por que no Antigo Testamento a salvação era pela fé e não pelas obras da lei? Assinale a alternativa correta:”1
Romanos (4:1-8 ARA)2: “1 Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. 3 Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. 5 Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. 6 E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; 8 bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
A.( ) Abraão se tornou justo porque creu; Davi afirmou que é feliz aquele a quem Deus atribui justiça, independentemente da lei.
B.( ) Abraão teve que demonstrar que merecia ser salvo. Davi recomendou obediência à lei como meio de salvação.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“De acordo com essa narrativa do Antigo Testamento, Abraão foi considerado justo porque ‘creu em Deus’. Portanto, o próprio Antigo Testamento ensina a justificação pela fé. Assim, é falsa a conclusão de que a fé ‘anula’ (do grego katargeo, que significa ‘torna inútil’ ou ‘invalida’) a lei. A salvação pela fé faz parte do Antigo Testamento. A graça é ensinada em todas as suas páginas. Por exemplo, o que foi o ritual do santuário, senão uma representação de como os pecadores são salvos, não por suas próprias obras, mas pela morte de um substituto?”1
“Além disso, o que mais pode explicar o perdão concedido a Davi após seu caso sórdido com Bate-Seba? Certamente, não foi a lei que o salvou, pois ele transgrediu tantos princípios da lei que ela o condenou em inúmeros aspectos. Se Davi tivesse que ser salvo pela lei, ele jamais teria alcançado a salvação.”1
“Paulo apresentou a restauração de Davi ao favor divino como um exemplo de justificação pela fé. O perdão foi um ato da graça de Deus. Aqui, então, está outro exemplo de justificação pela fé no Antigo Testamento. Na verdade, por mais legalistas que muitas pessoas fossem no antigo Israel, a religião judaica sempre foi uma religião da graça. O legalismo foi uma perversão dela, não seu fundamento.”1
“Reflita sobre o pecado e a restauração de Davi (2Sm 11; 12; Sl 51). Que esperança você tem a partir dessa história? Como devemos tratar aqueles que caíram?”1
Domingo, 29 de outubro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos