Independentemente das obras da lei

Lições da Bíblia
“6. ‘Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei’ (Rm 3:28). O fato de que a lei não nos salva significa que não somos obrigados a obedecê-la? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
A.( ) Sim. Obedecer à lei não é mais uma exigência divina.
B.( ) Não. A obediência continua valendo, pois sem a lei não saberíamos o que é pecado.
Resposta sugestiva: F, V.
“No contexto histórico, em Romanos 3:28, Paulo estava se referindo à lei em seu sentido amplo do sistema do judaísmo. Por mais que um judeu tentasse viver cuidadosamente sob esse sistema, ele não poderia ser justificado se não aceitasse Jesus como o Messias.”1
“Romanos 3:28 é a conclusão da afirmação de Paulo de que a lei da fé exclui a vanglória. Se alguém é justificado por suas próprias ações, ele pode se vangloriar disso. Mas quando ele é justificado porque Jesus é o objeto de sua fé, então o crédito claramente pertence a Deus, que justificou o pecador.”1
“Ellen G. White deu uma resposta interessante à pergunta: ‘O que é justificação pela fé?’ Ela escreveu: ‘É a obra de Deus ao lançar a glória do homem no pó e fazer pelo homem aquilo que ele não pode fazer por si mesmo’ (Ellen G. White, Testemunhos Para Ministros, p. 456).”1
“As obras da lei não podem expiar os pecados passados. A justificação não pode ser alcançada por méritos humanos. Ela só pode ser recebida pela fé no sacrifício expiatório de Cristo. Portanto, nesse sentido, as obras da lei nada têm a ver com justificação. Ser justificado independentemente das obras significa ser justificado sem que haja algo em nós que mereça a justificação.”1
“Contudo, muitos cristãos têm compreendido mal e aplicado mal esse texto. Dizem que tudo o que se tem que fazer é crer, enquanto minimizam as obras ou a obediência, até mesmo a obediência à lei moral. Ao fazer isso, eles interpretam Paulo de maneira completamente equivocada. No livro de Romanos e em outros lugares, Paulo atribuiu grande importância à guarda da lei moral. Jesus certamente a guardou, assim como também Tiago e João (Mt 19:17; Rm 2:13; Tg 2:10, 11; Ap 14:12). A ideia de Paulo é que, embora a obediência à lei não seja o meio de justificação, a pessoa justificada pela fé ainda obedece à lei de Deus e, de fato, é a única que pode obedecê-la. Uma pessoa não regenerada e não justificada jamais pode cumprir os requisitos da lei.”1
“Por que é fácil cair na armadilha de pensar que, porque a lei não nos salva, não precisamos nos preocupar em guardá-la? Você já usou a justificação pela fé como pretexto para racionalizar o pecado? Por que essa é uma posição perigosa? Onde estaríamos sem a promessa de salvação, mesmo quando somos tentados a abusar dela?”1
Quinta-feira, 26 de outubro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos