Os cristãos em Roma

Lições da Bíblia
“‘Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo mundo, é proclamada a vossa fé’ (Rm 1: 8). Não se sabe como a congregação em Roma foi estabelecida. A tradição de que a igreja foi fundada por Pedro ou Paulo não tem fundamentação histórica. É possível que leigos a tenham fundado, pessoas que tinham se convertido no Dia de Pentecostes em Jerusalém (At 2), e que então visitaram ou se mudaram para Roma. Ou talvez, em algum período posterior, os conversos que se mudaram para Roma testemunharam de sua fé naquela capital mundial.”1
“É surpreendente o fato de que, em poucas décadas desde o Pentecostes, uma congregação que aparentemente não tinha recebido nenhuma visita apostólica fosse tão amplamente conhecida. ‘Apesar da oposição, vinte anos após a crucifixão de Cristo havia uma igreja viva e fervorosa em Roma. Essa igreja era forte e zelosa, e o Senhor atuava em favor dela’ (Comentário de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1187).”1
“Nesse contexto, ‘fé’ provavelmente inclua o sentido mais amplo de fidelidade, isto é, fidelidade ao novo estilo de vida que tinham descoberto em Cristo.”1
“8. Leia Romanos 15:14. Como Paulo descreveu a igreja de Roma? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”
Romanos (15:4 ARA)2: “E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.”.
A.( ) Uma igreja desvirtuada, que promovia heresias.
B.( ) Uma igreja bondosa, cheia de conhecimento e apta para admoestar os fiéis.
Resposta sugestiva: F, V.
“Paulo listou três coisas notáveis na experiência dos cristãos romanos. Eles eram:”1
“1. ‘Possuídos de bondade’. Será que as pessoas dizem isso a nosso respeito? Ao se relacionarem conosco, nossa bondade abundante é o que atrai a atenção delas?”1
“2. ‘Cheios de todo o conhecimento’. A Bíblia enfatiza repetidamente a importância do esclarecimento, informação e conhecimento. Os cristãos são estimulados a estudar a Bíblia e a se tornarem bem informados quanto aos seus ensinamentos. ‘As palavras ‘um coração novo também te darei’ significam ‘uma nova mente te darei’. Uma transformação de coração é sempre acompanhada por uma convicção clara do dever cristão, uma compreensão da verdade’ (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1953/1989], p. 24).”
“3. ‘Aptos para [se admoestarem] uns aos outros’. Ninguém pode prosperar espiritualmente isolando-se de outros cristãos. Precisamos encorajar os outros e, ao mesmo tempo, ser encorajados por eles.”
“Qual é a reputação da sua igreja? Será que ela tem alguma reputação? O que sua resposta revela sobre sua igreja? Como você pode ajudar a melhorar a situação?”1
Quarta-feira, 05 de outubro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos