Por Sua graça

Lições da Bíblia
“4. Tendo em mente o que estudamos até agora sobre a lei e o que ela não pode fazer, leia Romanos 3:24. O que Paulo disse ali? O que significa o fato de que a redenção está em Jesus?”1
Romanos (3:4 ARA)2: “Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.
“O que significa essa ideia de ‘justificar’, encontrada no texto? A palavra grega dikaioo, traduzida como ‘justificar’, pode significar ‘tornar justo’, ‘declarar justo’ ou ‘considerar justo’. Ela possui a mesma construção radical que dikaiosune, ‘justiça’ e a palavra dikaioma, ‘exigência justa’. Portanto, há uma estreita relação entre ‘justificação’ e ‘justiça’, uma relação que nem sempre se revela em diversas traduções. Somos justificados quando Deus nos ‘declara justos’.1
“Antes dessa justificação, a pessoa é injusta e, portanto, inaceitável para Deus. Após a justificação ela é considerada justa e, portanto, aceitável a Ele.”1
“E isso só acontece mediante a graça de Deus. Graça significa favor. Quando um pecador se volta para Deus em busca de salvação, é um ato de graça considerar ou declarar essa pessoa ‘justa’. É favor imerecido. O cristão é justificado sem nenhum mérito próprio, sem nenhuma reivindicação para apresentar a Deus em seu próprio favor, exceto seu absoluto desamparo. A pessoa é justificada pela redenção que há em Cristo Jesus, a redenção que Ele oferece como substituto e garantia do pecador.”1
“A justificação é apresentada em Romanos como um ato pontual; isto é, acontece em um momento no tempo. Num momento o pecador está fora, injusto e rejeitado; no momento seguinte, após a justificação, a pessoa está dentro, justa e aceita.”1
“Aquele que está em Cristo entende a justificação como um ato passado, que ocorreu quando ele se entregou totalmente a Cristo. ‘Ser justificado’ (Rm 5:1) é, literalmente, ‘ter sido justificado’.”1
“Naturalmente, se o pecador justificado cair e depois retornar a Cristo, a justificação ocorrerá novamente. Além disso, se a reconversão é considerada uma experiência diária, há um sentido no qual a justificação pode ser considerada uma experiência que se repete.”1
“Se as boas-novas da salvação são tão maravilhosas, o que impede as pessoas de aceitá-las? O que faz você se afastar de tudo o que o Senhor lhe promete e oferece?”1
Terça-feira, 24 de outubro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos