A carne ou o Espírito

Lições da Bíblia
“4. Os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz (Rm 8:5, 6). Reflita sobre esse texto. Qual é sua mensagem básica? O que ele lhe revela sobre sua maneira de viver?”1
“Nessa passagem, o termo ‘inclinam’ é usado no sentido de ‘conforme, de acordo com’ (kata, em grego). ‘Cogitam’ significa, nesse verso, ‘pensar em alguma coisa’. Um grupo de pessoas pensa em realizar os desejos naturais; o outro fixa a mente nas coisas do Espírito, a fim de seguir Suas ordens. Visto que a mente determina as ações, os dois grupos vivem e agem de maneira diferente.”1
“5. De acordo com Romanos 8:7, 8, o que a mente carnal é incapaz de fazer?”1
Romanos (8:7, 8 ARA)2: “7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Assinale a alternativa correta:
A.( ) Levar-nos à perdição.
B.( ) Agradar a Deus.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“Concentrar-se na satisfação dos desejos da carne é, na realidade, estar em estado de inimizade contra Deus. Aquele cujo pensamento é esse, não se preocupa em fazer a vontade do Senhor. Ele pode até estar em rebelião contra Deus, desprezando abertamente Sua lei.”1
“Paulo desejava enfatizar especialmente que, se você está separado de Cristo, é impossível guardar a lei de Deus. Paulo retornou a esse tema repetidas vezes: não importa quanto tentemos, à parte de Cristo, não podemos obedecer à lei.”1
“O propósito especial de Paulo era convencer os judeus de que eles precisavam de algo mais do que sua ‘Torá’ (lei). Por sua conduta, eles mostraram que, embora tivessem a revelação divina, eram culpados dos mesmos pecados dos gentios (Rm 2). A grande lição era que eles precisavam do Messias. Sem Ele, seriam escravos do pecado, incapazes de escapar de seu domínio.”1
“Essa foi a resposta de Paulo aos judeus que não conseguiam entender por que o que Deus lhes havia concedido no Antigo Testamento já não era mais suficiente para a salvação. Paulo admitiu que tudo o que eles estavam fazendo era bom, mas que eles também precisavam aceitar o Messias que tinha vindo.”1
“Pense em suas últimas 24 horas. Suas ações foram guiadas pelo Espírito ou pelas paixões da carne? O que sua resposta lhe revela? Quais mudanças você deve fazer? Como fazê-las?”1
Terça-feira, 28 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos