A lei é santa

Lições da Bíblia
“4. Leia Romanos 7:12. Como entendemos esse verso no contexto do que Paulo estava discutindo? Assinale a alternativa correta:”1
Romanos (7:12 ARA)2: “Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
A.( ) A lei é santa, justa e boa, pois revela o caráter de Deus e nossa necessidade de Jesus.
B.( ) A lei é transitória. No Céu não haverá lei.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Visto que os judeus reverenciavam a lei, Paulo a exaltou de todas as maneiras possíveis. A lei é boa pelo que ela faz, mas não pode realizar aquilo que nunca foi seu propósito: salvar-nos do pecado. Para isso precisamos de Jesus, pois a lei (seja todo o sistema judaico ou a lei moral em particular) não pode trazer salvação. Somente Cristo e Sua justiça, que recebemos pela fé, podem salvar.”1
“5. Leia Romanos 7:13. O que Paulo culpou por sua condição de ‘morte’ e o que ele isentou? Essa distinção é importante? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
Romanos (7:13 ARA)2: “Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.”.
A.( ) A lei foi culpada e o pecado foi isento.
B.( ) O pecado foi culpado e a lei foi isenta.
Resposta sugestiva: F, V.
“Em Romanos 7:13, Paulo apresentou a ‘lei’ no melhor sentido possível. Ele culpou o pecado, não a lei, por sua condição pecaminosa; isto é, o pecado desperta ‘toda sorte de concupiscência [desejo, cobiça]’ (Rm 7:8). A lei é boa, pois é o padrão divino de conduta. Porém, Paulo estava condenado diante dela.”1
“6. De acordo com Romanos 7:14, 15, por que o pecado teve tanto êxito em mostrar que Paulo era um terrível pecador?”1
 Romanos (7:14, 15 ARA)2: “14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. 15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
“Carnal significa ‘relacionado à carne’. Portanto, Paulo precisava de Jesus Cristo. Somente Ele poderia livrá-lo da condenação (Rm 8:1) e da escravidão do pecado.”1
“Paulo se descreveu como ‘vendido à escravidão do pecado’. Não conseguia fazer o que gostaria de fazer.”1
“Por meio dessa ilustração, Paulo estava tentando mostrar aos judeus a necessidade que tinham do Messias. Ele já havia indicado que a vitória só era possível debaixo da graça (Rm 6:14). Esse pensamento é ressaltado em Romanos 7. Viver sob a ‘lei’ significa ser escravo do pecado, um mestre impiedoso.”1
“Você já brincou com o pecado, pensando que poderia controlá-lo, mas foi escravizado por esse senhor mau? Bem-vindo à realidade! Por que você deve se entregar a Jesus e morrer para si mesmo?”1
Terça-Feira, 21 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos