Jesus, o segundo Adão

Lições da Bíblia
“8. Leia Romanos 5:18, 19. Qual é o contraste apresentado nessa passagem? Que esperança nos é oferecida em Cristo?”1
Romanos (5:18, 19 ARA)2: “18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiçaveio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. 19 Porque, como, pela desobediência de um só homemmuitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
“Como seres humanos, não recebemos nada de Adão, senão a sentença de morte. Cristo, no entanto, interveio e venceu onde Adão caiu, suportando todas provas em favor dos seres humanos. Ele redimiu o vergonhoso fracasso e queda de Adão e, portanto, como nosso Substituto, colocou-nos em vantagem para com Deus. Por isso, Jesus é o ‘segundo Adão’.”1
“‘O segundo Adão era um agente moral livre, considerado responsável por Sua conduta. Cercado por influências intensamente sutis e enganosas, Ele estava em posição muito menos favorável do que o primeiro Adão para ter uma vida sem pecado. Contudo, em meio aos pecadores, resistiu a toda tentação para pecar e conservou Sua inocência. Sempre foi sem pecado’ (Comentários de Ellen G. White, em Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1195).”1
“9. De que maneira as ações de Adão e Cristo foram contrastadas em Romanos 5:15-19?”1
Romanos (5:15-19 ARA)2: “15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitosmuito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. 16 O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. 17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. 19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
“Observe as ideias opostas ali: morte, vida; desobediência, obediência; condenação, justificação; pecado, justiça. Jesus veio e desfez tudo que Adão tinha feito!”1
“É igualmente impressionante o fato de que a palavra ‘dom’ ocorre cinco vezes em Romanos 5:15-17. Cinco vezes! A ideia é simples: Paulo estava enfatizando que a justificação não é obtida; ela vem como um presente. É algo que não merecemos. Como todos os presentes, temos que estender a mão e aceitá-lo. Nesse caso, reivindicamos o presente pela fé.”1
“Qual foi o melhor presente que você recebeu? Por que ele foi tão especial? O fato de ter sido um presente, e não algo que você conquistou, fez você apreciá-lo mais? No entanto, esse presente não se compara ao que temos em Jesus.”1
Nos pequenos grupos, nas classes bíblicas, nas classes da Escola Sabatina e em outros ministérios existem amigos que podem ser convidados para assistir à semana de evangelismo de colheita, que ocorrerá de 19 a 26 de novembro. Já escolheu um amigo para convidar?
Quinta-feira 09 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos