Lei e fé

Lições da Bíblia

“Como vimos ontem, Paulo mostrou que a maneira pela qual Deus tratou Abraão prova que a salvação vem mediante a promessa da graça e não por meio da lei. Portanto, se os judeus desejassem ser salvos, teriam que abandonar a confiança em suas obras e aceitar a promessa abraâmica, agora cumprida na vinda do Messias. Assim também é para todos, judeus ou gentios, que pensam que suas ‘boas’ obras são tudo o que é necessário para torná-los justos diante de Deus.”1

“5. ‘O princípio de que o homem pode se salvar por suas próprias obras, […] está na base de toda religião pagã […]. Onde quer que seja mantido, os homens não têm barreira contra o pecado’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 21). O que isso significa? Por que a ideia de que podemos nos salvar por meio de nossas obras nos deixa tão abertos ao pecado?”1

“6. Como Paulo explicou a relação entre a lei e a fé em Gálatas? (Veja Gl 3:21-23). Complete as lacunas:”1

Gálatas (3:31-23 ARA)2: “21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. 22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem. 23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.

A fé nos liberta de estar debaixo da lei, sob sua tutela.

“Se houvesse uma lei que pudesse dar vida, certamente teria sido a lei de Deus. No entanto, Paulo disse que nenhuma lei pode dar vida, nem mesmo os mandamentos de Deus, pois todos transgrediram essa lei e, portanto, todos são condenados por ela.”1

“Mas a promessa da fé, mais plenamente revelada por Cristo, liberta todos os crentes da condição em que estão ‘debaixo da lei’; isto é, a situação em que são condenados e oprimidos por tentar ganhar a salvação por meio dela. A lei se torna um fardo quando é apresentada sem fé, sem graça, pois sem fé, sem graça, sem a justiça que vem pela fé, estar debaixo da lei significa estar debaixo do fardo e da condenação do pecado.”1

“A justificação pela fé é algo fundamental em sua caminhada com Deus?”1

Quarta-feira, 01 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos