Livres do pecado

Lições da Bíblia
“6. Tendo em mente o que estudamos até aqui em Romanos 6, leia Romanos 6:19-23. Resuma a essência do que Paulo estava dizendo. Como você pode tornar real em sua vida essas verdades cruciais? Quais questões estão em jogo nessa passagem?”1
Romanos (6:19-23 ARA)2: 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. 20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
“As palavras de Paulo nessa passagem mostram que ele compreendia plenamente a natureza caída da humanidade. Ele falou sobre a ‘fraqueza da’ nossa ‘carne’ (Rm 6:19). Ele sabia o que a natureza humana caída é capaz de fazer quando deixada por si só. Por isso, novamente, ele apelou para o poder da escolha, a capacidade que temos de escolher entregar a nós mesmos e a nossa ‘carne fraca’ a um novo senhor, Jesus, que nos habilitará a viver em justiça.”1
“Muitas vezes, o texto de Romanos 6:23 é citado para mostrar que a penalidade para o pecado, isto é, a transgressão da lei, é a morte. Certamente, a penalidade do pecado é a morte. Mas além de ver a morte como a penalidade do pecado, devemos ver o pecado como Paulo o descreveu em Romanos 6 – um senhor que domina seus servos, enganando-os ao pagar-lhes com o salário da morte.”1
“Observe também que, em seu desenvolvimento da ilustração dos dois senhores, Paulo chamou a atenção para o fato de que o serviço a um mestre significa liberação do serviço ao outro. Mais uma vez vemos claramente a escolha: um ou outro. Não há meio-termo. Ao mesmo tempo, como todos sabemos, estar livre do domínio do pecado não significa estar sem pecado; não significa que não lutamos e que não ocorram quedas, às vezes. Em vez disso, significa que não somos mais dominados pelo pecado, por mais que ele permaneça em nossa vida e por mais que tenhamos que reivindicar diariamente as promessas de vitória sobre ele.”1
“Essa passagem é um apelo poderoso para quem está servindo ao pecado. Esse tirano não oferece nada além da morte como pagamento por nossos atos vergonhosos. Portanto, uma pessoa racional deseja se libertar desse tirano. Em contrapartida, aqueles que servem à justiça fazem coisas retas e louváveis, não com o objetivo de ganhar a salvação, mas como fruto de sua nova experiência. Se eles agem na tentativa de ganhar a redenção, estão perdendo todo o sentido do evangelho, do que é a salvação, e da razão pela qual eles precisam de Jesus.”1
Sua igreja está preparada para convidar e receber nossos amigos? Planeje um jejum especial pelo grande evangelismo e pelas pessoas que estão tomando a decisão pelo batismo.
Quinta-feira, 16 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos