Morte por meio do pecado

Lições da Bíblia
“A morte é o inimigo absoluto. Quando Deus criou a família humana, Seu plano era que os membros dela vivessem para sempre. Com poucas exceções, o ser humano não quer morrer; e aqueles que querem, tem esse desejo somente após passar por grandes angústias e sofrimentos. A morte vai contra nossa natureza mais fundamental, pois, desde o início, fomos criados para viver para sempre.  A morte devia ser desconhecida para nós.”1
“5. Leia Romanos 5:12. O que Paulo descreveu nesse texto? O que isso explica?”1
Romanos (5:12 ARA)2: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.1
“Comentaristas têm discutido e debatido mais sobre essa passagem das Escrituras do que sobre a maioria das outras. Talvez a razão seja, conforme observado no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 580, a ‘tentativa de usar a passagem para fins diversos do que Paulo pretendia’.”1
“Um ponto sobre o qual eles discutem é: De que maneira o pecado de Adão passou para a sua posteridade? Os descendentes de Adão compartilharam a culpa do pecado de Adão, ou são culpados diante de Deus por causa de seus próprios pecados? As pessoas têm tentado obter a resposta para essas perguntas a partir desse texto, mas essa não é a questão da qual Paulo estava tratando. Ele tinha outro objetivo em mente. Ele estava ressaltando o que já havia declarado: ‘todos pecaram’ (Rm 3:23). Precisamos reconhecer que somos pecadores porque essa é a única maneira de perceber que necessitamos de um Salvador. Nesse texto, Paulo estava tentando fazer com que seus leitores percebessem quanto o pecado é ruim e o que ele trouxe a este mundo por meio de Adão. Em seguida, ele mostrou o que Deus nos oferece em Jesus, o único remédio para a tragédia trazida sobre o nosso mundo mediante o pecado de Adão.”1
“No entanto, esse texto fala somente do problema, a morte em Adão, não da solução, a vida em Cristo. Um dos aspectos mais gloriosos do evangelho é que a morte foi tragada pela vida. Jesus atravessou os portais da sepultura e rompeu seus laços. Ele disse: ‘Eu Sou o primeiro e o último e Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno’ (Ap 1:18). Visto que Jesus tem as chaves, o inimigo não pode mais segurar suas vítimas na sepultura.”1
“Qual tem sido sua experiência com a realidade e a tragédia da morte? Por que, diante de um inimigo tão implacável, devemos ter esperança em algo maior do que nós mesmos, maior do que qualquer coisa que este mundo oferece?”1
Terça-feira 07 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos