O que a lei não pode fazer

Lições da Bíblia
“Por melhor que seja, a ‘lei’ não pode fazer por nós aquilo de que mais necessitamos: providenciar o meio de salvação para nos livrar da condenação e da morte que o pecado trouxe (isso se aplica à lei cerimonial, moral ou até mesmo ambas). Para ser libertados, precisamos de Jesus.”1
“3. Leia Romanos 8:3, 4 e complete as lacunas. O que Cristo fez que a lei, por sua própria natureza, não pode fazer?”1
 “‘Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o Seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito’.”1
“Deus providenciou um remédio, ‘enviando o Seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa’, e ‘condenou, na carne, o pecado’. A encarnação de Cristo foi um passo importante no plano da salvação. É apropriado exaltar a cruz, mas, na realização do plano de salvação, a vida de Cristo ‘em semelhança de carne pecaminosa’ também foi extremamente importante.”1
“Como resultado do que Deus fez ao enviar Cristo, podemos cumprir os justos requisitos da lei; isto é, fazer as coisas justas que a lei exige. ‘Debaixo da lei’ (Rm 6:14) isso era impossível; ‘em Cristo’, agora é possível.”1
“No entanto, devemos lembrar de que fazer o que a lei exige não significa guardá-la suficientemente bem para ganhar a salvação. Isso não é uma opção, e nunca foi. Significa simplesmente viver segundo a capacidade que Deus nos dá; ter uma vida de obediência, em que crucificamos ‘a carne, com as suas paixões e concupiscências’ (Gl 5:24), uma vida na qual refletimos o caráter de Cristo.”1
“‘Andar’, em Romanos 8:4, é uma expressão idiomática que significa ‘conduzir-se’. A palavra carne denota, nesse verso, a pessoa não regenerada, seja antes ou depois da convicção. Andar segundo a carne é ser controlado por desejos egoístas.”1
“Por outro lado, andar segundo o Espírito é cumprir o justo requisito da lei. Apenas mediante o auxílio do Espírito Santo podemos cumprir essa exigência. Somente por meio de Cristo Jesus há liberdade para fazer o que a lei exige. À parte de Cristo, não existe essa liberdade. Aquele que é escravo do pecado acha impossível realizar o bem que ele escolhe fazer (veja Rm 7:15, 18 15 ‘Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. […] 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.’).”1
“Você tem guardado a lei? Deixando de lado a ideia de ganhar a salvação pela lei, a ‘justiça da lei’ é cumprida em sua vida? Se não, por quê? Quais desculpas esfarrapadas você tem dado para justificar seu comportamento?”1
Segunda-feira, 27 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos