Pecado ou obediência?

Lições da Bíblia
“4. Leia Romanos 6:16. Qual conceito Paulo estava apresentando? Por que não há meio-termo em seu argumento? Qual lição devemos extrair desse contraste muito claro?”1
Romanos (6:16 ARA)2: “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?
“Paulo voltou ao argumento de que a nova vida de fé não concede liberdade para pecar. A vida de fé torna possível a vitória sobre o pecado. Na verdade, somente pela fé podemos ter a vitória prometida a nós.”1
“Tendo personificado o pecado como um rei que reina sobre seus súditos, Paulo retornou à figura do pecado como um senhor que exige a obediência de seus servos. Ele mostrou que uma pessoa tem que escolher entre dois senhores. Ela pode servir ao pecado, que leva à morte, ou pode servir à justiça, que leva à vida eterna. Paulo não deixou nenhum meio-termo nem espaço para concessões. É um ou outro, pois no final estaremos diante da vida eterna ou da morte eterna.”1
“5. Leia Romanos 6:17. De que maneira Paulo ampliou o que ele havia dito em Romanos 6:16?”1
Romanos (6:17 ARA)2: “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;
“Observe como, curiosamente, a obediência está ligada à doutrina correta. A palavra grega didache, traduzida como ‘doutrina’, significa ‘ensino’. Os cristãos romanos tinham aprendido os princípios da fé cristã, que eles passaram a obedecer. Assim, para Paulo, a doutrina correta, os ensinos corretos, quando obedecidos ‘de coração’, ajudaram os romanos a se tornarem ‘servos da justiça’ (Rm 6:18).  Às vezes ouvimos que não importa a doutrina, desde que demonstremos amor. Essa é uma expressão muito simplista de algo que não é tão simples assim. Como foi dito em uma lição anterior, Paulo estava muito preocupado com a falsa doutrina à qual a igreja da Galácia havia sucumbido. Portanto, precisamos ter cuidado com declarações que, de alguma forma, diminuem a importância do ensino correto.”1
“Servos do pecado, servos da justiça: o contraste é gritante. Se pecamos depois do batismo, isso significa que não somos verdadeiramente salvos? Leia 1 João 1:8–2:1 [8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;]. Por que os seguidores de Cristo ainda estão sujeitos a cair em pecado?”1
O evangelismo de colheita iniciará na próxima semana! Ajude alguém a conhecer os milagres de Deus em sua vida. Já convidou um amigo para ir com você cada noite?
Quarta-feira, 15 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos