Quando o pecado reina

Lições da Bíblia
“2. Qual advertência encontramos em Romanos 6:12? Assinale a alternativa correta:”1
Romanos (6:12 ARA)2: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;1
A.( ) Não devemos cometer mais pecados, pois se o fizermos, pecaremos contra o Espírito Santo, pois fomos batizados.
B.( ) Precisamos evitar que o pecado reine em nosso corpo mortal, de modo que obedeçamos às suas paixões.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“A palavra ‘reine’ mostra que o pecado é representado nessa passagem como um rei. O termo grego aqui traduzido como ‘reine’ significa, literalmente, ‘ser rei’ ou ‘atuar como rei’. O pecado está muito disposto a assumir o reinado de nosso corpo mortal e ditar nosso comportamento.”1
“Quando Paulo disse ‘não reine, portanto, o pecado’, ele sugeriu que a pessoa justificada pode optar por impedir que o pecado se estabeleça como rei em sua vida. É aqui que entra a ação da vontade.”1
“‘O que devem compreender é a verdadeira força da vontade. Esta é o poder que governa a natureza do homem, o poder da decisão ou de escolha. Tudo depende da reta ação da vontade. Deus deu ao homem o poder da escolha; a ele compete exercê-lo. Vocês não podem mudar seu coração, não podem por vocês mesmos consagrar a Deus as suas afeições; mas podem escolher servi-Lo. Podem dar-Lhe sua vontade; Ele então realizará em vocês o querer e o efetuar, segundo a vontade dEle. Desse modo toda a sua natureza será levada sob o domínio do Espírito de Cristo; suas afeições serão centralizadas nEle; seus pensamentos estarão em harmonia com Ele’ (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 47).”1
“A palavra grega traduzida como ‘paixões’ em Romanos 6:12 significa ‘desejos’. Esses desejos podem ser tanto pelas coisas boas quanto pelas ruins; quando o pecado reina, ele nos faz desejar o mal. Os desejos são fortes e até irresistíveis se lutamos contra eles por conta própria. O pecado é um tirano cruel que nunca está satisfeito, mas que sempre volta para obter mais. Somente por meio da fé, somente pela reivindicação das promessas de vitória podemos derrubar esse senhor implacável.”
“Em Romanos 6:12, a palavra ‘portanto’ é importante. Ela retoma o que foi dito antes, especificamente o que foi dito em Romanos 6:10, 11. A pessoa batizada vive agora ‘para Deus’. Ou seja, o Senhor é o centro da sua nova vida. Ela serve ao Criador, fazendo o que agrada a Ele, portanto, não pode servir ao pecado ao mesmo tempo. Essa pessoa está viva ‘para Deus, em Cristo Jesus’ (Rm 6:11).”1
“Na citação de Ellen G. White acima, o conceito de livre-arbítrio é crucial. Como criaturas morais, devemos ter livre-arbítrio: o poder de escolher entre o certo e o errado, o bem e o mal, Cristo e o mundo. Nas suas últimas 24 horas, como você usou o livre-arbítrio? O que você precisa mudar em sua vida?”
Segunda-feira, 13 de novembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos