Amar uns aos outros

Lições da Bíblia
“4. Leia Romanos 13:8. Como devemos entender esse texto? Se amamos, somos dispensados da obediência à lei de Deus?”1
Romanos (13:8 ARA)2: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
“Assim como Jesus fez no Sermão do Monte, Paulo ampliou os preceitos da lei, mostrando que o amor deve ser a força motivadora por trás de tudo que fazemos. Visto que a lei é uma transcrição do caráter de Deus, e Deus é amor, amar, portanto, é cumprir a lei. Contudo, Paulo não estava substituindo os preceitos precisamente detalhados da lei por um padrão vago de amor, como afirmam alguns cristãos. A lei moral ainda é válida, pois é ela que revela o pecado – e quem vai negar a realidade do pecado? No entanto, a lei realmente só pode ser obedecida no contexto do amor. Lembre-se, alguns daqueles que crucificaram Cristo seguiram, então, para suas casas para guardar a lei!”1
“5. Leia Romanos 13:9, 10. Quais mandamentos Paulo citou para ilustrar o princípio do amor na observância da lei? Por que esses em particular? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
Romanos (13:9, 10 ARA)2: “9 Pois isto: Não adulterarásnão matarásnão furtarásnão cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
A.( ) Não adulterarás, não matarás, não furtarás e não cobiçarás. Porque eles estão relacionados com o amor ao próximo e com os relacionamentos.
B.( ) Não terás outros deuses; não farás imagens de escultura; não tomarás o nome do Senhor em vão; lembra-te do dia de sábado.
Resposta sugestiva: V; F.
“Curiosamente, o amor não era um princípio recém-introduzido. Ao citar Levítico 19:18, ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’, Paulo mostrou que o princípio era parte integrante do sistema do Antigo Testamento. Novamente, Paulo recorreu ao Antigo Testamento para apoiar sua pregação do evangelho. A partir do que Paulo ensinou nesses versos, alguns argumentam que apenas os poucos mandamentos mencionados ali estão em vigor. Em caso afirmativo, isso significa que os cristãos podem desonrar seus pais, adorar ídolos e ter outros deuses diante do Senhor? Claro que não!”1
“Observe o contexto desses versos. Paulo estava tratando da maneira como nos relacionamos com os outros; por isso ele especificou os mandamentos centrados nesses relacionamentos. Seu argumento certamente não deve ser interpretado como se o restante da lei tivesse sido anulado (veja At 15:20[‘mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.’]; 1Ts 1:9 [‘pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro’]; 1Jo 5:21 [‘Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.’]). Além do mais, como destacam os escritores do Novo Testamento, ao mostrar amor para com os outros, mostramos nosso amor para com Deus (Mt 25:40; 1Jo 4:20, 21).”1
“Seu relacionamento com Deus é refletido em seu relacionamento com os outros? O amor é importante nesse contexto? Como amar os outros como Deus o ama? O que o impede de amar?”1
Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos