Diante do tribunal de Deus

Lições da Bíblia
“3. Leia Romanos 14:10. Por que devemos ter cuidado ao julgar os outros? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:”1
Romanos (14:10 ARA)2: “Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.
A.( ) Porque todos compareceremos diante do tribunal de Deus.
B.( ) Porque somente o Senhor tem a capacidade plena de julgar.
Resposta sugestiva: V; V.
“Às vezes julgamos os outros com dureza e, muitas vezes, pelas mesmas coisas que fazemos. Porém, o que fazemos não nos parece tão ruim como quando outras pessoas fazem a mesma coisa. Podemos enganar a nós mesmos, mas não enganamos a Deus, que nos advertiu: ‘Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?’ (Mt 7:1-4).”1
“4. Leia Romanos 14:11. Qual é o sentido da declaração do Antigo Testamento introduzida por Paulo nessa passagem?”1
Romanos (14:11 ARA)2: “Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
“A citação de Isaías 45:23 defende a ideia de que todos deverão comparecer diante do tribunal. ‘Todo joelho’ e ‘toda língua’ individualizam a convocação. A implicação é que cada um terá que responder por sua vida e suas ações (Rm 14:12). Ninguém poderá responder por outra pessoa. Nesse sentido importante, não somos guardadores dos nossos irmãos.”1
“5. Mantendo o contexto em mente, como você entende o que Paulo disse em Romanos 14:14?”1
Romanos (14:14 ARA)2: “Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.
“O assunto ainda era os alimentos sacrificados aos ídolos. Claramente, a questão não era a distinção entre os alimentos considerados puros ou impuros. Paulo declarou que não havia, necessariamente, nada de errado em comer alimentos que pudessem ter sido oferecidos aos ídolos. Afinal, o que é um ídolo? Não é nada (veja 1Co 8:4); então, quem se importa se algum pagão ofereceu o alimento à estátua de um sapo ou de um touro?”1
“Uma pessoa não deveria ser forçada a violar sua consciência, mesmo sendo essa muito sensível. Os irmãos ‘fortes’ aparentemente não entenderam isso. Eles desprezavam a meticulosidade dos irmãos ‘fracos’ e colocavam obstáculos em seu caminho.”1
“É possível que, em seu zelo pelo Senhor, você esteja em perigo quanto ao que Paulo advertiu nessa passagem? Por que não devemos procurar ser a consciência dos outros, não importando quanto sejam boas as nossas intenções?”1
Segunda-feira, 25 de dezembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos