Eleitos

Lições da Bíblia
Já fora dito a ela [Rebeca]: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú” (Rm 9:12, 13).1
“Conforme afirmamos na introdução desta semana, é impossível entender corretamente Romanos 9 até que se reconheça que Paulo não estava falando da salvação individual, mas sim de funções específicas às quais Deus estava chamando certos indivíduos a desempenhar. O Senhor desejava que Jacó fosse o progenitor do povo que seria Seu agente evangelizador especial no mundo. Nada sugere, nessa passagem, que Esaú não pudesse ser salvo. Deus queria que ele fosse salvo tanto quanto deseja que todos os seres humanos sejam redimidos.”1
“2. Leia Romanos 9:14, 15. Como entendemos essas palavras no contexto do que temos estudado? Assinale a alternativa correta:”1
Romanos (9:14, 15 ARA)2: “14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
A.( ) Deus tinha em mente a função desempenhada por certos indivíduos.
B.( ) Deus se referia à salvação de cada ser humano.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Novamente, Paulo não estava se referindo à salvação individual, pois nessa área Deus estende Sua misericórdia a todos, pois Ele ‘deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade’ (1Tm 2:4). ‘A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens’ (Tt 2:11). Mas Deus pode escolher nações para desempenhar funções, e embora elas possam se recusar a desempenhar essas funções, não podem impedir a escolha de Deus. Por mais que Esaú quisesse, ele não poderia ter se tornado o progenitor do Messias nem do povo escolhido.”1
“No final, Esaú não foi excluído da salvação por uma escolha arbitrária de Deus, nem por algum decreto divino. Os dons de Sua graça mediante Cristo são gratuitos a todos. Todos fomos eleitos para a salvação, não para a perdição (Ef 1:4, 5; 2Pe 1:10). São nossas escolhas, não as de Deus, que nos afastam da promessa de vida eterna em Cristo. Jesus morreu por todos os seres humanos. No entanto, Deus estabeleceu em Sua Palavra a condição pela qual cada pessoa será eleita para a vida eterna: a fé em Cristo, que leva o pecador justificado à obediência.”1
“Como se ninguém mais existisse, você foi escolhido em Cristo, antes da fundação do mundo, para ser salvo. Essa é sua vocação e eleição, concedidas por Deus mediante Jesus. Por que todas as outras coisas perdem a importância em comparação com essa promessa? Por que seria a maior tragédia deixar o pecado, o eu e a carne tirarem de você tudo o que lhe foi prometido em Jesus?”1
Fortaleça sua vida por meio do estudo da Palavra de Deus: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/
Segunda-feira, 04 de dezembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos