Filhos da promessa

Lições da Bíblia
“Em Romanos 9:25, Paulo citou Oseias 2:23, e, em Romanos 9:26, ele citou Oseias 1:10. O pano de fundo é este: Deus instruiu Oseias a tomar ‘uma mulher de prostituições’ (Os 1:2) como uma ilustração de Seu relacionamento com Israel, pois a nação havia buscado deuses estranhos. Os filhos que nasceram desse casamento receberam nomes que significavam a rejeição de Deus e o castigo do Israel idólatra. O terceiro filho foi chamado de Lo-amí (Os 1:9, ARC), cujo significado literal é ‘Não-Meu Povo’.”1
“No entanto, em meio a tudo isso, Oseias predisse o dia em que, depois de punir Seu povo, Deus restauraria sua sorte, removeria seus falsos deuses e faria uma aliança com Israel (veja Os 2:11-19). Então, aqueles que eram Lo-amí, ‘Não-Meu-­Povo’, iriam se tornar Ammi, ‘Meu Povo’.”1
“Nos dias de Paulo, os ‘Ammi’ eram os cristãos, ‘não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios’ (Rm 9:24). Que apresentação clara e poderosa do evangelho, o qual, desde o início, destinava-se ao mundo inteiro! Não é de admirar que nós, adventistas, tomemos parte da nossa vocação de Apocalipse 14:6: ‘Vi outro anjo voando pelo meio do Céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo’. Hoje, assim como nos dias de Paulo e nos dias do antigo Israel, as boas-novas da salvação devem ser espalhadas por todo o mundo.”1
“4. Leia Romanos 9:25-29. Observe quanto Paulo citou o Antigo Testamento para defender seu argumento sobre as coisas que estavam acontecendo em seus dias. Qual é a mensagem básica encontrada nessa passagem? Qual esperança está sendo oferecida a seus leitores? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
 “25 Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; 26 e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo. 27 Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. 28 Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve; 29 como Isaías já disse: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.
A.( ) Os gentios se tornariam povo de Deus, assim como um remanescente de Israel.
B.( ) Os judeus seriam sempre os filhos de Deus, enquanto os gentios seriam apenas servos.
Resposta sugestiva: V, F.
“O fato de que alguns compatriotas de Paulo rejeitaram o apelo do evangelho trouxe ‘grande tristeza e incessante dor’ ao coração do apóstolo (Rm 9:2). Mas pelo menos havia um remanescente. As promessas de Deus não falham, mesmo quando o homem fracassa. Temos a esperança de que, no fim, as promessas de Deus serão cumpridas, e se as reivindicarmos, elas se cumprirão em nós também.”1
“Pessoas já falharam com você? Você já falhou consigo mesmo e com os outros? Provavelmente mais vezes do que você pode contar, certo? Quais lições você aprendeu com essas falhas? Em quem sua confiança suprema deve estar?”1
Quarta-feira, 06 de dezembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Salvação somente pela fé: o livro de Romanos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 490, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos