Consciência limpa

Lições da Bíblia
“Há muitas coisas preciosas que podemos possuir. Saúde, amor, amigos, uma família maravilhosa: todas essas coisas são bênçãos. Mas talvez uma das mais importantes seja a consciência limpa.”1
“4. Leia Hebreus 10:19-22 e 1 Timóteo 4:1, 2. O que significa ter uma ‘má consciência’ e uma ‘consciência cauterizada’?”1
Hebreus (10:19-22 ARA)2: “19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, 20 pelo sangue de Jesus pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
1 Timóteo (4:1, 2 ARA)2: “1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
“Nossa consciência funciona como um monitor interno de nossa vida exterior. A consciência precisa se ligar a um alto e perfeito padrão: a lei de Deus. O Senhor escreveu Sua lei no coração de Adão, mas o pecado quase a apagou (não apenas nele, mas também em seus descendentes). Restaram apenas fragmentos da lei. ‘[Os gentios] mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando­-lhes também a consciência’ (Rm 2:15). Jesus venceu onde Adão fracassou porque a lei de Deus estava ‘dentro do [Seu] coração’ (Sl 40:8).”1
“5 Leia Hebreus 9:14. De acordo com Paulo, qual é a única solução para a má consciência? Assinale a alternativa correta:”
Hebreus (9:14 ARA)2: “muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”.
A.(  ) O sangue de Jesus derramado por nós.
B.(  ) Fazer penitências a fim de receber o perdão.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“‘A câmara da consciência, coberta de teia de aranha, deve ser adentrada. As janelas do ser devem ser fechadas em direção da Terra e escancaradas para o Céu, a fim de que os brilhantes raios do Sol da justiça tenham livre acesso […]. A mente deve ser mantida clara e pura para que possa distinguir entre o bem e o mal’ (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 327, 328). Quando a lei de Deus é escrita no coração do cristão (Hb 8:10), e ele, pela fé, procura seguir essa lei, o resultado é uma consciência limpa.”1
“Manter o foco em Jesus e em Sua morte na cruz o ajuda a se livrar da maldição da ‘má consciência’?”1
Terça-feira, 06 de fevereiro de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Mordomia cristã: motivos do coração. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 491, Jan. Fev. Mar. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos