Motivos do coração

Lições da Bíblia
“Em uma lição anterior, mencionamos a história da oferta generosa da viúva pobre. Embora minúscula em comparação às outras dádivas, a oferta dela foi generosa porque mostrou a verdadeira natureza de seu caráter e coração, o que levou Jesus a dizer: ‘Esta viúva pobre deu mais do que todos’ (Lc 21:3).”1
“Só Deus (Tg 4:12) conhece nossa verdadeira motivação (Pv 16:2, veja também 1Co 4:5 [‘Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.’]2). É possível realizar ações certas pelos motivos errados. Doar da abundância que temos não requer muita fé, mas dar, com sacrifício, pelo bem dos outros, revela algo muito poderoso sobre nosso coração.”1
“6. Leia 2 Coríntios 8:8-15. O que Paulo declarou em relação ao ato de doar e sobre os motivos para fazê-lo? Quais princípios de mordomia podemos extrair desse texto?”1
Coríntios (8:8-15 ARA)2: “Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor; 9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. 10 E nisto dou minha opinião; pois a vós outros, que, desde o ano passado, principiastes não só a prática, mas também o querer, convém isto. 11 Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses. 12 Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem. 13 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, 14 suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, 15 como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.”.
“Seja qual for seu motivo para doar, ele vai do egoísmo ao altruísmo. A luta entre a avareza e a disposição para doar ocorre com mais frequência do que qualquer outra batalha espiritual. O egoísmo arrefece o coração antes inflamado por Deus. O problema surge quando convivemos pacificamente com o egoísmo em nossa experiência cristã. Ou seja, quando encontramos meios para justificá-lo, inclusive em nome de Cristo.”1
“A conclusão de toda a questão se resume em uma palavra: amor. E o amor não pode ser manifestado sem abnegação, sem disposição de dar de si, ainda que haja sacrifício, para o bem dos outros.”1
“A menos que o amor de Deus seja refletido em nossa vida, nossa doação não refletirá Seu amor. Um coração egoísta tende a amar apenas a si mesmo. Devemos pedir ao Senhor que circuncide nosso coração (Dt 10:16), para que possamos amar como somos amados.”1
“O amor, o fundamento de toda verdadeira beneficência, resume toda benevolência cristã. O amor de Deus para conosco nos inspira a retribuir esse amor. Ele é verdadeiramente o motivo supremo para o ato de doar.”1
“O que há de errado com uma oferta voluntária, dada mais por um senso de obrigação do que por um sentimento de amor?”1
Dez Dias de Oração Ore para que toda a sua família use seus dons no cumprimento da missão.
Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da escola sabatina. Mordomia cristã: motivos do coração. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 491, Jan. Fev. Mar. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos