A promessa

Lições da Bíblia
“Uma das promessas mais maravilhosas da Bíblia se encontra em Romanos 8:1: ‘Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito’ (ARC). Essas palavras são como uma espécie de arremate, uma conclusão da linha de raciocínio antecedente. Somente se estudarmos o que Paulo falou antes desse verso, podemos entender melhor a esperança e a promessa encontradas nele.”
“1. Leia Romanos 7:15 a 25. Qual é a essência das palavras de Paulo nesses versos, tornando tão encorajadora sua declaração em Romanos 8:1?”1
Romanos (7:15 a 25 ARA)2: “15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. 21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”.
“Nessa passagem, Paulo estava falando especificamente de si mesmo como cristão? Embora exista um grande debate entre os cristãos sobre essa questão, uma coisa é clara: ele certamente estava falando da realidade do pecado. Todos, até mesmo os cristãos, podem se identificar de alguma forma com a luta a que Paulo se referiu nesses versos. Quem já não sentiu a atração da carne e do ‘pecado que habita’ em nós, levando-nos a fazer o que não devemos fazer, ou a deixar de fazer o que devemos fazer? Para Paulo, o problema não é a lei, mas a nossa carne.”1
“Quem já não se viu desejando fazer o que é certo, mas acabou fazendo o que é errado? Mesmo que Paulo não estivesse falando da inevitabilidade do pecado na vida de um cristão nascido de novo, ele certamente estava argumentando, de maneira muito convincente, que enfrentamos uma luta constante quando buscamos obedecer a Deus.”1
“Então, ele declarou as famosas palavras: ‘Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?’ (Rm 7:24). Sua resposta se encontra em Jesus e na grande promessa de que ‘nenhuma condenação’ há para aquele que está em Cristo Jesus e que, pela graça, anda segundo o Espírito. Certamente, temos lutas e enfrentamos tentações. O pecado é real. Mas, pela fé em Jesus, aqueles que creem não são mais condenados pela lei; na verdade, eles a obedecem. Portanto, andam no Espírito e não ‘segundo a carne’ (Rm 7:25).”1
“Você se identifica com as palavras de Paulo? Por que, então, Romanos 8:1 [‘Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.’]2 é uma promessa tão maravilhosa?”1
Domingo, 06 de maio de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Preparação para o tempo do fim. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 492, abr. maio jun. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos