Do sábado para o domingo?

Lições da Bíblia
“Como adventistas do sétimo dia, muitas vezes ouvimos irmãos de outras denominações argumentando que a lei foi abolida, ou que não estamos mais debaixo da lei, mas da graça. O que eles realmente querem dizer, no entanto, é que apenas o quarto mandamento foi abolido. Muitos, porém, não dizem nem isso. Eles declaram que o sétimo dia, o sábado, foi substituí­do pelo primeiro dia, o domingo, em homenagem à ressurreição de Jesus. Além do mais, eles creem que podem provar esse argumento por meio de textos bíblicos.”1
“Abaixo estão alguns textos comuns do Novo Testamento usados por muitos cristãos para indicar que o sábado foi ‘mudado’ do sétimo dia (no Antigo Testamento) para o primeiro dia (no Novo Testamento). À medida que os lemos, precisamos nos perguntar se eles realmente falam sobre uma mudança do dia, ou se estão apenas descrevendo eventos ocorridos naquele dia, não chegando a prescrever uma mudança.”1
“4. Leia João 20:19 a 23. Por que os discípulos estavam reunidos naquela sala? Parece ter sido um culto de adoração em homenagem à ressurreição de Jesus, como alguns afirmam? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
João (20:19-23 ARA)2: “19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. 22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.”.
A.(  ) Eles estavam celebrando a Páscoa e a vitória de Cristo.
B.(  ) Eles estavam reunidos numa casa com medo dos judeus.
Resposta sugestiva: F; V.
“5. Leia Atos 20:6 e 7 e Atos 2:46. Esses textos indicam que o sábado foi mudado para o domingo, o primeiro dia da semana? Assinale a alternativa correta:”1
Atos (20:6-7 ARA)2: “6 Depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles naquele porto, onde passamos uma semana. 7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
Atos (2:46 ARA)2: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,”.
A.(  ) Sim.
  1. ( ) Não.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“6. Leia 1 Coríntios 16:1 a 4. Além do fato de que os discípulos deviam armazenar as ofertas em casa no primeiro dia da semana, o que essa passagem ensina sobre alguma mudança do sábado para o domingo? Assinale a alternativa correta:”1
1 Coríntios (16:1-4 ARA)2: “1 Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. 3 E, quando tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes. 4 Se convier que eu também vá, eles irão comigo.”.
A.(  ) Nada.
B.(  ) O dia de adoração judaico passou a ser o domingo.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Essas passagens são a essência da ‘evidência’ textual usada para promover a doutrina da substituição do sétimo dia, o sábado, pelo primeiro dia da semana. Com exceção de descrever algumas vezes em que, por várias razões, os cristãos se reuniram, nenhum texto indica que esses encontros fossem cultos de adoração, realizados no domingo como substituto do sétimo dia, o sábado. Esse argumento apenas atribui aos textos a interpretação defendida pela centenária tradição cristã da guarda do domingo. Ele acrescenta a esses versos algo que, para começar, nunca esteve ali.”1
Terça-feira, 08 de maio de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Preparação para o tempo do fim. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 492, abr. maio jun. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos