Temei a Deus e dai-Lhe glória

Lições da Bíblia
“Após falar sobre a proclamação do ‘evangelho eterno’ a todo o mundo, a primeira mensagem angélica se expande nesta mensagem: ‘Temei a Deus e dai-Lhe glória’. Ao proclamar o ‘evangelho eterno’, devemos incluir as verdades que fazem parte da mensagem do evangelho para este tempo. Em outras palavras, a ‘verdade presente’ para os últimos dias inclui Apocalipse 14:7.”1
“4. De acordo com Apocalipse 14:7, o que significa temer a Deus e dar-Lhe glória? Como podemos fazer isso? Como esses conceitos se encaixam com o evangelho?”1
Apocalipse (14:7 ARA)2: “dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
“Temer a Deus e dar-Lhe glória são conceitos relacionados. Se realmente tememos a Deus no sentido bíblico, damos glória a Ele. Uma coisa deve levar à outra.”1
“5. Leia os textos seguintes. O que significa ‘temer a Deus’ e como isso se relaciona com ‘dar-Lhe glória’? (Gn 22:12; Êx 20:20; Jó 1:9; Ec 12:13; Mt 5:16).”1
Gênesis (22:12 ARA)2: “Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.”.
Êxodo (20:20 ARA)2: “Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.”.
Jó (1:9 ARA)2: “Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?”.
Eclesiastes (12:13 ARA)2: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”.
Mateus (5:16 ARA)2: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”.
“Nesses textos, a ideia de temer a Deus está ligada à obediência, e quando obedecemos ao Senhor, quando fazemos o que é certo, nós O glorificamos. Embora muitas vezes seja dito que temer a Deus é admirá-Lo e reverenciá-­Lo, devemos ir além disso. O Senhor nos manda temê-Lo. Somos pecadores caídos. Merecemos a morte. Quem já não percebeu a maldade espantosa de seus atos e o que merecia por eles nas mãos de um Deus justo? Esse é o temor de Deus. É o temor que nos leva primeiramente à cruz para obter perdão e, em segundo lugar, faz-nos reclamar Seu poder para nos purificar do mal que, se não fosse pela cruz, faria com que nos perdêssemos (veja Mt 10:28 [‘Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.’]).”1
“Qual tem sido sua experiência com o temor de Deus? Uma boa dose desse temor poderia nos fazer bem espiritualmente e nos ajudar a levar mais a sério nossa fé e o que Deus nos pede?”1
Terça-feira, 22 de maio de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Preparação para o tempo do fim. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 492, abr. maio jun. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos