A nomeação dos sete

Lições da Bíblia
“1. Leia Atos 6:1. Qual foi a queixa dos cristãos helenistas? Assinale a alternativa correta:”1
Atos (6:1 ARA)2: “Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.”.
A (  ) Os judeus da Judeia os estavam impedindo de aceitar a Jesus.
B (  ) Suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimentos.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“‘A causa da queixa foi a negligência que se alegava na distribuição diária de auxílio às viúvas gregas. Qualquer desigualdade seria contrária ao espírito do evangelho; contudo, Satanás conseguira despertar a suspeita. Medidas imediatas deveriam ser tomadas para remover todo motivo de descontentamento e evitar que o inimigo triunfasse em seus esforços de disseminar divisão entre os crentes’ (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 88).”1
“A solução proposta pelos apóstolos foi que os helenistas escolhessem sete homens para ‘servir [diakoneo] às mesas’ (At 6:2), enquanto os apóstolos dedicariam seu tempo à oração e ao ‘ministério [diakonia] da palavra’ (At 6:4). Uma vez que diakoneo e diakonia pertencem ao mesmo grupo de palavras, a única diferença real está entre os termos ‘mesas’, em Atos 6:2, e ‘palavra’, em Atos 6:4. Isso, juntamente com o adjetivo ‘diária’ (At 6:1), parece apontar para os dois principais elementos do cotidiano da igreja primitiva: o ensino (‘da palavra’) e a comunhão (‘às mesas’), sendo que esta última consistia na refeição comunitária, na Ceia do Senhor e nas orações (At 2:42, 46; 5:42).”1
“Isto é, como depositários autoritativos dos ensinamentos de Jesus, os apóstolos se ocupariam principalmente do ensino doutrinário e também da oração, enquanto os sete se encarregariam das atividades de comunhão nas diversas igrejas localizadas nas casas. Seus deveres, no entanto, não se limitavam aos dos diáconos, conforme esse termo é entendido hoje. Os sete foram os primeiros líderes congregacionais da igreja.”1
“2. Leia Atos 6:2-6. Como os sete foram escolhidos e comissionados para o serviço?”1
Atos (6:2-6 ARA)2: “2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.”.
“Os candidatos deviam ser distinguidos por qualidades morais, espirituais e práticas: deviam ter uma reputação honrosa e ser cheios do Espírito e de sabedoria. Com a aprovação da comunidade, os sete foram selecionados e então comissionados mediante oração e imposição de mãos. O rito parece indicar o reconhecimento público e a concessão de autoridade para que eles trabalhassem junto às várias congregações.”1
“É fácil semear dissensão entre os cristãos. Como podemos manter a paz e nos concentrar na missão?”1
Domingo, 22 de julho de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos