A visita de Ananias

Lições da Bíblia
“Quando percebeu que estava falando com o próprio Jesus, Saulo fez a pergunta que daria a Cristo a oportunidade que Ele estava esperando: ‘Que farei, Senhor?’ (At 22:10). A pergunta indica contrição por causa de suas ações até aquele momento; porém, mais importante, ela expressa uma disposição incondicional de que Jesus guiasse sua vida a partir daquele momento. Levado a Damasco, Saulo deveria aguardar instruções adicionais.”1
“Em Atos 9:10-19, a Bíblia revela como o Senhor atuara para preparar Saulo de Tarso para sua nova vida como o ‘apóstolo Paulo’. Em uma visão, Jesus incumbiu Ananias de visitar Saulo e colocar as mãos sobre ele para que sua visão fosse restaurada. Ananias, no entanto, já sabia quem era Saulo, como também sabia quantos irmãos já haviam sofrido e até perdido a vida por causa dele. De igual maneira, ele entendia muito bem por que Saulo estava em Damasco e, com certeza, não queria se tornar sua primeira vítima ali. A hesitação de Ananias é perfeitamente compreensível.”1
“Ananias, entretanto, não sabia que Saulo acabara de ter um encontro pessoal com Jesus, o que mudaria sua vida para sempre. Ele não sabia que, em vez de continuar trabalhando para o Sinédrio, Saulo – para o espanto de Ananias – havia sido recém-chamado por Cristo para trabalhar para Ele. Isso significava que Saulo não era mais um apóstolo do Sinédrio, mas um instrumento escolhido por Cristo para levar o evangelho a judeus e gentios.”1
“3. De acordo com Gálatas 1:1, 11, 12, qual reivindicação especial Paulo fez em relação ao seu ministério apostólico?”1
Gálatas (1:1, 11, 12 ARA)2: “1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, […] 11 Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.”.
“Em Gálatas, Paulo insistiu em dizer que havia recebido sua mensagem e seu apostolado diretamente de Jesus Cristo, não de nenhuma fonte humana. Isso não contradiz necessariamente a função desempenhada por Ananias em seu chamado. Ao visitá-lo, Ananias apenas confirmou a comissão que Saulo já recebera do próprio Jesus na estrada de Damasco.”1
“Na verdade, a mudança na vida de Saulo foi tão dramática que nenhuma causa humana lhe pode ser atribuída. Somente a intervenção divina pode explicar como o mais obstinado adversário de Jesus pudesse, de repente, aceitá-Lo como Salvador e Senhor, abandonar tudo – convicções, reputação e carreira – e se tornar Seu apóstolo mais dedicado e produtivo.”1
“A conversão de Saulo ilustra a atuação da graça. Embora duvidemos de que algumas pessoas aceitarão a verdadeira fé, o que aprendemos com a história de Saulo a respeito delas?”1
Terça-feira, 31 de julho de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos