Circuncisão
Lições da Bíblia
“Uma das grandes questões nesse conflito era a circuncisão. Ela não era uma ordenança humana (compare com Mt 15:2, 9 [‘2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. […] 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.’]). Em vez disso, a circuncisão havia sido estabelecida por Deus como sinal de Sua aliança com os descendentes de Abraão, Seu povo (Gn 17:9-14).”1
“2. Leia Êxodo 12:43-49. Além dos filhos de Israel, quem deveria ser circuncidado?”1
“As bênçãos da aliança não estavam restritas aos filhos de Israel, mas eram estendidas a qualquer escravo ou estrangeiro que desejasse experimentá-las, desde que fosse circuncidado. Após a circuncisão, o estrangeiro teria o mesmo status diante de Deus de um israelita nato: ele seria ‘como o natural da terra’ (Êx 12:48).”1
“A circuncisão, portanto, era indispensável (para um homem) ser membro pleno da comunidade da aliança de Deus. E visto que Jesus era o Messias de Israel, parecia natural aos judaizantes insistir que nenhum gentio poderia se beneficiar de Sua salvação sem antes se tornar judeu.”1
“3. Leia Romanos 3:30; 1 Coríntios 7:18; Gálatas 3:28; 5:6. Como Paulo compreendia a circuncisão?”1
Romanos (3:30 ARA)2: “visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.”
1 Coríntios (7:18 ARA)2: “Foi alguém chamado, estando circunciso? Não desfaça a circuncisão. Foi alguém chamado, estando incircunciso? Não se faça circuncidar.”
Gálatas (3:28 ARA): “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Gálatas (5:6 ARA): “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.”
“Ao afirmar que nenhum gentio poderia ser salvo sem primeiramente se unir ao judaísmo, os judaizantes estavam misturando dois conceitos distintos: aliança e salvação. Ser membro da comunidade da aliança de Deus não garantia a salvação (Jr 4:4; 9:25). Além disso, o próprio Abraão foi salvo (justificado) pela fé, o que ocorreu antes da circuncisão, e não por causa dela (Rm 4:9-13). A salvação sempre foi pela fé, enquanto a aliança foi uma provisão graciosa por meio da qual Deus revelaria a Si mesmo e Seu plano salvífico ao mundo inteiro. Israel havia sido escolhido para esse propósito (Gn 12:1-3).”1
“No entanto, o problema era que, ao associar de maneira muito próxima a aliança e a salvação, esses cristãos judeus vieram a considerar a circuncisão como algo meritório. Contudo, a graça salvadora de Deus não age onde as obras humanas atuam. Portanto, impor a circuncisão aos cristãos gentios como meio de salvação era distorcer a verdade do evangelho (Gl 1:7; 2:3-5), anular a graça de Deus (Gl 2:21) e tornar Jesus de nenhum proveito (Gl 5:2). Além disso, era negar o caráter universal da salvação (Cl 3:11; Tt 2:11). Paulo jamais poderia concordar com esse tipo de pensamento.”1
“Qual é o perigo de pensar que a salvação é resultado de, simplesmente, ser membro da igreja certa?”1
Segunda-feira, 20 de agosto de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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