O ponto em debate

Lições da Bíblia
“Desde o início, a igreja de Antioquia consistia tanto em judeus helenistas quanto em gentios incircuncisos (At 11:19-21; Gl 2: 11-13) que, aparentemente, viviam em comunhão pacífica uns com os outros. Essa comunhão, no entanto, foi destruída pela chegada de um grupo de cristãos de Jerusalém.”1
“1. De acordo com Atos 15:1-5, qual problema a igreja estava enfrentando? Assinale a alternativa correta:”1
Atos (15:1-5 ARA)2: “1 Alguns indivíduos que desceram da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão. 3 Enviados, pois, e até certo ponto acompanhados pela igreja, atravessaram as províncias da Fenícia e Samaria e, narrando a conversão dos gentios, causaram grande alegria a todos os irmãos. 4 Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles. 5 Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.
A (  ) Os judeus de Jerusalém queriam impor a circuncisão aos gentios.
B (  ) A apostasia estava grande e muitos estavam desertando da fé.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Tradicionalmente chamados de ‘judaizantes’, esses indivíduos da Judeia eram possivelmente os mesmos identificados no versículo 5 como fariseus cristãos. A presença dos fariseus na igreja não deve nos surpreender, pois o próprio Paulo havia sido um fariseu antes de sua conversão (Fp 3:5). Esse grupo parece ter ido a Antioquia por iniciativa própria (At 15:24), embora outro episódio também ocorrido em Antioquia algum tempo depois revele que a maioria dos judeus cristãos de Jerusalém, inclusive os apóstolos, não estava muito à vontade com a presença de gentios incircuncisos na igreja (Gl 2:11-13).”1
“Em sua epístola aos Gálatas, Paulo não fala coisas positivas sobre os judaizantes, rotulando-os como ‘perturbadores’ (Gl 1:7; 5:10) e ‘falsos irmãos’ (Gl 2:4), cuja verdadeira motivação era destruir gradativamente a liberdade espiritual do evangelho e levar os gentios conversos à escravidão do legalismo.”
“O argumento deles era bastante simples: a menos que os gentios fossem circuncidados e guardassem todas as demais leis cerimoniais judaicas, eles não poderiam ser salvos. A salvação – eles acreditavam – só podia ser encontrada na comunidade da aliança de Deus e, de acordo com o Antigo Testamento, não havia outra maneira de se tornar parte de Seu povo escolhido, a não ser por meio da circuncisão (Gn 17:9-14; Êx 12:48). Em suma, os gentios só poderiam ser salvos se eles se tornassem prosélitos judeus.”1
“Paulo e Barnabé evidentemente não podiam concordar com esses requisitos, que iam contra a própria natureza do evangelho. A abordagem agressiva dos visitantes da Judeia gerou uma discussão acalorada; a palavra em Atos 15:2 (stasis) tem o sentido de ‘conflito’ ou ‘dissensão’. Não obstante, o assunto era muito importante para ser tratado apenas localmente. A unidade da igreja estava em risco. Os irmãos de Antioquia então decidiram enviar diversos delegados a Jerusalém, inclusive Paulo e Barnabé, com o propósito de encontrar uma solução.”1
“Coloque-se no lugar dos que tiveram que dialogar com os judaizantes. Quais argumentos você usaria para defender seu ponto de vista?”1
Domingo, 19 de agosto de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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