Trôade
Lições da Bíblia
“Após o alvoroço (At 19:23-41), Paulo decidiu deixar Éfeso. Entretanto, ele fez um longo desvio através da Macedônia e da Acaia, em vez de ir diretamente para Jerusalém (At 20:1-3). Nessa viagem, representantes de algumas igrejas gentílicas o acompanharam (At 20:4).”1
“3. Leia Atos 20:7-12. O que há de errado com o argumento comum de que esses versículos provam a mudança do sábado para o domingo?”1
Atos (20:7-12 ARA): “7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. 8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos. 9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. 10 Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está. 11 Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu. 12 Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.”
“A parada de Paulo em Trôade terminou com uma reunião da igreja ‘no primeiro dia da semana’ (At 20:7). Eles se reuniram para ‘partir o pão’, o que provavelmente se refere à Ceia do Senhor, com ou sem a refeição conjunta muitas vezes associada a ela desde os primórdios da igreja de Jerusalém (At 2:42, 46). O fato de não haver menção ao cálice nem a nenhuma oração não anula essa possibilidade. O ponto, porém, é que esse episódio é frequentemente mencionado como evidência de que, no tempo de Paulo, pelo menos as igrejas gentílicas já haviam substituído o sábado pelo domingo como dia de adoração.”1
“Entretanto, antes de fazer essa alegação, é necessário estabelecer o dia preciso em que ocorreu a reunião, bem como a natureza dela. A referência ao uso das lâmpadas (At 20:8), juntamente com o fato de que a mensagem de Paulo continuou até a meia-noite (At 20:7), e depois até o amanhecer (At 20:11), bem como o sono profundo de Êutico (At 20:9), deixam claro que foi uma reunião noturna.”1
“A questão, porém, é se ela ocorreu na noite anterior ao domingo (sábado à noite) ou na noite posterior ao domingo (domingo à noite). A resposta depende do sistema de cálculo de tempo utilizado por Lucas: o judaico, de pôr do sol a pôr do sol, ou o romano, de meia-noite a meia-noite. Se foi o primeiro, então era sábado à noite; no caso do segundo, era domingo à noite.”1
“De qualquer maneira, o contexto de Atos 20:7-12 indica que, mesmo tendo ocorrido num domingo à noite, essa não era uma reunião regular da igreja, mas um encontro especial por causa da partida de Paulo na manhã seguinte. É difícil ver, portanto, como esse episódio isolado e excepcional poderia apoiar a guarda do domingo. O fato é que não o faz.”1
“Reflita sobre as razões para a validade da guarda do sábado. Como o poderoso amparo bíblico ao sábado confirma nossa identidade como adventistas do sétimo dia e nosso chamado para espalhar as três mensagens angélicas?”1
Terça-feira, 04 de setembro de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.