De Babel ao Pentecostes

Lições da Bíblia
“Os dias de preparação espiritual, após a ascensão de Jesus, culminaram nos eventos do Pentecostes. O primeiro versículo do capítulo 2 afirma que, naquele dia, antes do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos, eles estavam todos juntos, ‘unânimes’ [New King James Version], ‘reunidos no mesmo lugar’ (At 2:1).”1
“No Antigo Testamento, o Pentecostes era a segunda das três festas mais importantes das quais todos os homens israelitas eram obrigados a participar. Ela acontecia cinquenta dias (em grego, pentekoste, quinquagésimo dia) após a Páscoa. Durante essa festa, os hebreus apresentavam a Deus os primeiros frutos da colheita de verão como oferta de ação de graças.”1
“É provável que, no tempo de Jesus, a festa de Pentecostes também incluísse a celebração da promulgação da lei no monte Sinai (Êx 19:1). Portanto, vemos aqui a importância contínua da lei de Deus como parte da mensagem cristã em relação a Cristo, cuja morte oferece perdão a todos os que se arrependem de transgredir a lei de Deus. Não é de admirar que um dos textos cruciais sobre os últimos dias trate tanto da lei como do evangelho (Ap 14:12).”1
“Além disso, assim como no monte Sinai, quando Moisés recebeu os Dez Mandamentos (Êx 19:16-25; Hb 12:18), também ocorreram muitos fenômenos extraordinários no Pentecostes. ‘De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem’ (At 2:2-4).”1
“2. Leia Atos 2:5-13. Qual é o significado desse evento maravilhoso?”1
Atos (2:5-13 ARA): “5 Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. 6 Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? 8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? 9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, 10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, 11 tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus? 12 Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer? 13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
“O Pentecostes devia ser uma festa alegre, de ação de graças ao Senhor por Suas dádivas. Talvez esse seja o motivo da falsa acusação de embriaguez sofrida pelos discípulos (At 2:13-15). O poder de Deus é visto de maneira especial no milagre de falar e entender diversos idiomas. Os judeus de todo o Império Romano que tinham vindo a Jerusalém para essa festa ouviram a mensagem de Jesus, o Messias, em seus próprios idiomas.”1
“De maneira singular, a dispersão da família humana original e a formação de grupos étnicos, iniciadas intensamente na Torre de Babel, foram desfeitas no Pentecostes. O milagre da graça começou a reunificar a família humana. A unidade da igreja de Deus em escala global testifica da natureza de Seu reino ao restaurar o que se perdeu em Babel.”1
Segunda-feira, 29 de outubro de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Unidade em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 494, out. nov. dez. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos