Cristo, o cabeça da igreja

Lições da Bíblia
“Como já vimos em uma lição anterior, a igreja é representada no Novo Testamento pela metáfora do corpo. A igreja é o corpo de Cristo. Essa metáfora faz alusão a vários aspectos da igreja e à relação entre Cristo e Seu povo. Como o corpo de Cristo, a igreja depende Dele para existir. Ele é o cabeça (Cl 1:18; Ef 1:22) e a fonte da vida da igreja. Sem Ele, não haveria igreja.”
“A igreja também deriva de Cristo sua identidade, pois Ele é a fonte, o fundamento e o originador de suas crenças e ensinos. No entanto, por mais cruciais que sejam as crenças e ensinos à identidade da igreja, ela é mais do que isso. Cristo e Sua Palavra revelada nas Escrituras determinam o que é a igreja. Portanto, ela obtém de Cristo sua identidade e significado.”1
“1. Em Efésios 5:23-27, Paulo usou a relação entre Cristo e Sua igreja para ilustrar o relacionamento que deve haver entre marido e mulher. Quais são as principais ideias dessa relação entre Cristo e Sua igreja?”1
Efésios (5:23-27 ARA)2: “23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
“Embora haja resistência ao conceito de submissão, por causa da maneira pela qual os líderes nos séculos passados abusaram dele, a igreja deve estar sujeita ao cabeça, Cristo, e à Sua autoridade. Nosso reconhecimento de Cristo como o cabeça da igreja faz com que nos lembremos de que nossa lealdade suprema deve pertencer ao próprio Senhor e a ninguém mais. A igreja deve ser organizada, mas essa organização deve sempre estar subordinada à autoridade de Jesus, o verdadeiro líder da igreja.”1
“‘A igreja é edificada tendo Cristo como seu fundamento; deve obedecer a Cristo como sua cabeça. Não tem que confiar em homem, nem ser por homem controlada. Muitos pretendem que uma posição de confiança na igreja lhes dá autoridade para ditar o que outros hão de crer e fazer. Essa pretensão não é sancionada por Deus. O Salvador declara: ‘Todos vós sois irmãos’. Todos estão expostos à tentação e sujeitos ao erro. Em nenhum ser finito podemos confiar quanto à direção. A Rocha da fé é a presença viva de Cristo na igreja. Nela pode confiar o mais débil, e os que mais fortes se julgam se demonstrarão os mais fracos, a não ser que façam de Cristo Sua eficiência’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 414).”1
“É muito fácil depender de seres finitos. Como podemos aprender a depender somente de Cristo?”1
Domingo, 16 de dezembro de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Unidade em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 494, out. nov. dez. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos