A grande multidão

Lições da Bíblia
“3. Leia Apocalipse 7:9, 10. Qual grupo de santos João viu? Como eles foram descritos, e de onde vieram? O que eles clamavam diante do trono de Deus?”1
Apocalipse (7:9, 10 ARA)2: “9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
“João viu uma ‘grande multidão que ninguém podia enumerar’, os que vieram ‘da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro’ (Ap 7:9, 14). Ou seja, eles são um grupo especial de pessoas que, apesar das tribulações que enfrentaram, permaneceram fiéis a Jesus, uma fidelidade simbolizada pelo fato de que estão cobertas nas vestes de Sua perfeita justiça. A palavra ‘tribulação’ é usada com muita frequência na Bíblia para se referir aos sofrimentos dos cristãos por causa de sua fé (veja, por exemplo, Êx 4:31; Sl 9:9; Mt 24:9; Jo 16:33; Rm 5:3). Portanto, embora alguns intérpretes adventistas considerem esse grupo uma outra representação dos 144 mil, podemos entender a ‘grande multidão’ como uma referência a todos os redimidos que sofreram por sua fé ao longo dos séculos.”1
“Na descrição que João fez da ‘grande multidão’ que ninguém podia enumerar, vemos também, como em toda a Bíblia, o grande tema da salvação pela graça. Os redimidos reivindicam a salvação, a vida eterna, o novo céu e a nova Terra somente por conta da justiça de Cristo, concedida a eles pela graça.”1
“‘Mais próximo do trono estão os que já foram zelosos na causa de Satanás, mas que, arrancados como tições do fogo, seguiram seu Salvador com devoção profunda e intensa. Em seguida estão os que aperfeiçoaram um caráter cristão em meio de falsidade e incredulidade, os que honraram a lei de Deus quando o mundo cristão a declarava nula, e os milhões de todos os séculos que se tornaram mártires pela sua fé. E além está a ‘multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos’ (Ap 7:9). Terminou sua luta, a vitória está ganha. Correram no estádio e alcançaram o prêmio. O ramo de palmas em suas mãos é um símbolo de seu triunfo, as vestes brancas, um emblema da imaculada justiça de Cristo, a qual agora possuem’ (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 665).”1
“Somos cobertos pela justiça de Cristo, um dom da fé. Mas como podemos manter essa fé e permanecer fiéis em meio às provações e tribulações? E o mais importante, de que modo podemos manter a fidelidade em tempos de sossego e prosperidade? (veja Dt 8:11-17 [11 Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; 12 para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; 13 depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, 14 se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão, 15 que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura, em que não havia água; e te fez sair água da pederneira; 16 que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem. 17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.]2).”1
Terça-feira, 05 de fevereiro de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 495, jan. fev. mar. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos