Os seguidores do Cordeiro

Lições da Bíblia
“4. De acordo com Apocalipse 14:1-5, quais são as três principais características dos 144 mil? Como elas estão relacionadas à descrição dos santos do tempo do fim, em Apocalipse 14:12?”1
Apocalipse (14:1-5 ARA)2: “1 Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai. 2 Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa. 3 Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. 4 São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; 5 e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.
Apocalipse (14:12 ARA)2: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
“O texto de Apocalipse 14:4 e 5 é uma descrição dos 144 mil que se ajustam com o povo de Deus dos últimos dias, ‘os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus’ (Ap 14:12). Embora tenham experimentado a plenitude da ira de Satanás na crise final, eles permaneceram firmes por causa de seu relacionamento íntimo com Jesus.”1
“5. À luz de Apocalipse 17:5, em que sentido os 144 mil não se macularam com mulheres? Como a pureza de seu caráter se relaciona com o fato de que eles são redimidos da Terra como ‘primícias para Deus’ (Ap 14:4)?”1
Apocalipse (17:5 ARA)2: “Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.
“A imoralidade sexual é um símbolo de infidelidade para com Deus. Em Apocalipse 17:5, mencionam-se a prostituta do fim dos tempos, Babilônia, e suas filhas, com quem todos os povos do mundo cometerão fornicação (veja Ap 18:3 [‘pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria.’]2). No entanto, os 144 mil permanecerão leais a Cristo e resistirão às relações corrompidas com Babilônia e as igrejas apóstatas. Portanto, os 144 mil seguem o Cordeiro ‘por onde quer que vá’ (Ap 14:4).”
“Os 144 mil foram descritos também como os ‘redimidos dentre os homens’ como ‘primícias para Deus e para o Cordeiro’ (Ap 14:4). No antigo Israel, as primícias eram os melhores frutos da colheita oferecidos a Deus (Nm 18:12). A palavra primícias se refere aos salvos, distintos do povo no mundo (veja Tg 1:18 [‘Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.’]), mas em Apocalipse os 144 mil são claramente um grupo especial porque foram trasladados sem passar pela morte (1Co 15:50-52). Portanto, são as primícias da maior colheita de salvos de todos os tempos (veja Ap 14:14-16 [14 Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. 15 Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! 16 E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada.]).”
“Estamos em perigo de cometer prostituição espiritual? Por que nos enganamos se pensarmos que não estamos correndo esse perigo?”1
Fortaleça sua vida por meio do estudo da Palavra de Deus: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org
Quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 495, jan. fev. mar. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos