Correção com amor

Lições da Bíblia
“3. Qual é a importância da disciplina e correção de uma criança? Pv 10:17; 23:13, 14; 29:1; 29:15”1
Provérbios (10:17 ARA)2: “O caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado.
Provérbios (23:13, 14 ARA)2: “13 Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.
Provérbios (29:1, 15 ARA)2: “1 O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura. […] 15 A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.
“Os pais às vezes disciplinam seus filhos para lhes mostrar o comportamento socialmente inaceitável, punir a desobediência e até mesmo expressar seu descontentamento quando são constrangidos. Mas qual é a intenção de Deus com a disciplina dos membros mais novos de Sua família? Provérbios estabelece a disciplina no contexto da esperança para o futuro (Pv 19:18). Os pais piedosos sabem que os filhos têm uma natureza pecaminosa. Somente um poder pode ajudá-los com isso, e esse poder é Cristo (veja Ellen G. White, Educação, p. 29). A missão dos pais cristãos e da disciplina é conduzir os filhos a Deus.”1
“Sustentando uma planta frágil. Por meio de Cristo, a disciplina não é vista como punição ou expressão de autoridade, mas como correção redentiva. O plano de Deus é que pais amorosos, conhecendo a força do pecado, guiem os filhos a Cristo. Pais cuidadosos corrigem de maneira gentil e firme, restringindo e guiando os filhos nos primeiros anos, assim como um horticultor dá suporte a uma árvore recém-plantada, até que o domínio próprio surja e o jovem passe a confiar em Deus e a cooperar com o plano divino para a salvação, crescimento e maturidade.”1
“4. Qual mensagem para os pais é encontrada em Provérbios 13:24 e 23:13, 14? Assinale a alternativa correta:”1
Provérbios (13:24 ARA)2: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.
Provérbios (23:13, 14 ARA)2: “13 Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.
  1. ( ) Os pais devem ser condescendentes com seus filhos.
  2. ( ) Os que amam seus filhos os disciplinam, pois isso os livrará da sepultura.
Resposta sugestiva: Alternativa 2.
“Apenas algumas vezes a palavra ‘vara’ (shebet, em hebraico) é mencionada no contexto de disciplinar os filhos. É popular na literatura cristã sobre paternidade e maternidade a noção de que o uso da vara deve seguir o exemplo do Pastor celestial, que a utiliza para guiar o rebanho (Sl 23:4). Algumas passagens bíblicas indicam o ensino paciente, exemplo consistente, boa comunicação e relacionamento próximo para influenciar os filhos à mudança (Dt 11:18, 19). Eles precisam se sentir amados pelos pais. Isso é vital para que a disciplina seja corretiva e redentiva (Pv 13:24).”1
“Quando a disciplina perde o propósito pretendido, por ser dura demais ou equivocada, como os pais podem resolver os problemas com seus filhos?”1
Terça-feira, 30 de abril de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Estações da vida. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, abr. maio. jun. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos