Escolhendo uma profissão

Lições da Bíblia
“Em algum momento, temos que escolher o que desejamos fazer da nossa vida em termos de emprego ou carreira. A menos que sejamos ricos ou trabalhemos em casa em tempo integral, cuidando do lar e da família (a mais nobre de todas as ocupações), temos que escolher um caminho para obter nosso sustento.”1
“Evidentemente, todos vivemos circunstâncias que podem, em grande medida, limitar nossa decisão quanto a uma carreira. No entanto, seja qual for nossa situação, podemos fazer escolhas em relação à profissão que, especialmente no contexto da salvação em Jesus Cristo, podem acrescentar significado e propósito à nossa vida. Em suma, o que quer que façamos, podemos fazê-lo para a glória de Deus.”1
“6. Que erro Salomão cometeu e como podemos evitar algo semelhante? Ec 2:1-11. Assinale a alternativa correta:”1
Eclesiastes (2:1-11 ARA)2: “1 Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade. 2 Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve? 3 Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura, até ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida. 4 Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. 5 Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie. 6 Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. 7 Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa; também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém. 8 Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres. 9 Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. 10 Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas. 11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.
  1. ( ) Não soube administrar a economia do reino e foi à falência.
  2. ( ) Tentou preencher o vazio do coração com os prazeres da vida e coisas materiais. Ele viu que tudo isso era vaidade. Nosso coração deve estar nas coisas celestiais.
Resposta sugestiva: F; V.
“Não precisamos ser ricos para cair na mesma armadilha em que Salomão caiu. ‘O amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores’ (1Tm 6:10). É possível ser pobre e amar o dinheiro tanto quanto alguém que é rico.”1
“É certo que os recursos financeiros são necessários, mas independentemente do que fazemos ou de quanto dinheiro ganhamos, não precisamos tornar a busca da riqueza um ídolo. Muitas famílias também sofrem por causa de um pai que, obcecado por ganhar dinheiro, negligenciou a família para tentar enriquecer. Quantas crianças, ou cônjuges, teriam preferido um estilo de vida mais humilde do que um relacionamento empobrecido com o pai? Na maioria dos casos, as pessoas teriam preferido o primeiro ao segundo.”1
“Desde a criação, Deus planejou que o trabalho fizesse parte da vida (Gn 2:15). O perigo é quando fazemos do trabalho o centro da nossa vida ou quando ele se torna um meio de adquirir riquezas unicamente para nós. Esse foi o erro de Salomão. Ele buscou significado nesses projetos e, embora muitos deles tenham trazido certa satisfação, no fim descobriu que eles eram insignificantes.”1
“Alguém disse: ‘Quantas pessoas, no fim da vida, desejaram ter passado mais tempo no escritório e menos tempo com a família?’ A partir dessa pergunta, que lição podemos aprender?”1
Quinta-feira, 11 de abril de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Estações da vida. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, abr. maio. jun. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos