Preparando-se para a morte

Lições da Bíblia
“A menos que estejamos vivos na segunda vinda de Jesus, a maior mudança que todos podemos esperar é a da vida para a morte. Juntamente com o nascimento e o casamento, qual mudança tem um impacto maior na família do que a morte de um ente querido?”1
“6. O que a Bíblia ensina sobre a morte? 1Co 15:24-26. Assinale a alternativa correta:”1
1Corintios (15:24-26 ARA): “24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte.
  1. ( ) A morte é uma passagem para outra vida.
  2. ( ) O último inimigo a ser destruído é a morte.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“Muitas vezes a morte vem de maneira inesperada e trágica. Quantos homens, mulheres e até crianças acordaram um dia de manhã apenas para, antes do pôr do sol, fecharem os olhos, não no sono, mas na morte? Ou acordaram certa manhã e, antes do fim do dia, haviam perdido um membro da família?”1
“A menos que nos certifiquemos de que estamos conectados, pela fé, com o Senhor, e de que estamos cobertos por Sua justiça a cada momento (veja Rm 3:22 [‘justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção,’]), não podemos nos preparar para uma morte inesperada, seja a nossa ou a de nossos entes queridos.”1
“Por outro lado, o que você faria se soubesse que tem apenas alguns meses de vida? Podemos não saber ao certo quando a morte nos vencerá, mas certamente sabemos quando estamos nos aproximando do fim da vida. Portanto, é essencial nos prepararmos e aprontarmos a nossa família para o inevitável.”1
“7. Leia 1 Reis 2:1-4, algumas das últimas palavras de Davi ao seu filho Salomão. Quais lições podemos extrair dessa passagem sobre a preparação para a nossa morte e para o falecimento dos nossos familiares?”1
1 Reis (2:1-4 ARA)2: “1 Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: 2 Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 3 Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores; 4 para que o SENHOR confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.
“À primeira vista, alguém poderia argumentar: ‘Essa é boa! Davi, que assassinou Urias após engravidar a esposa dele em um caso de adultério (veja 2Sm 11), manda seu filho andar nos caminhos do Senhor’. Por outro lado, talvez seja precisamente por causa desse pecado e das suas terríveis consequências que as palavras de Davi foram tão poderosas. Ele estava advertindo seu filho da loucura que lhe causou tanto pesar. Davi aprendeu, da maneira mais complicada, algumas lições difíceis sobre o custo do pecado e, evidentemente, esperava poupar seu filho da dor que ele próprio havia experimentado.”1
Quinta-feira, 18 de abril de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Estações da vida. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, abr. maio. jun. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos