A rede familiar da humanidade

Lições da Bíblia
“Com a entrada do pecado, não demorou muito para que o mundo ‘desmoronasse’ ainda mais. Provocado pelo ciúme, incompreensão e ira, o primeiro assassinato envolveu os dois primeiros irmãos. Quando Deus questionou Caim sobre seu pecado, a resposta dele provavelmente tenha sido irônica e retórica: ‘Acaso, sou eu tutor de meu irmão?’ (Gn 4:9). A resposta inferida da pergunta inicial de Deus foi: ‘Sim, com certeza você é tutor do seu irmão’.”1
“5. Leia Provérbios 22:2. O que está implícito nessa afirmação aparentemente simples? O que isso revela sobre nosso relacionamento com os semelhantes?”1
Provérbios (22:2 ARA)2:
“O rico e o pobre se encontram; a um e a outro faz o SENHOR.”
“Cada pessoa que encontramos é uma criatura de Deus, criada à Sua imagem, e ela faz parte da rede de relacionamentos que une a todos no mundo que Ele formou, embora a criação esteja fragmentada e arruinada. ‘Achamo-nos entretecidos na teia humana. O mal que sobrevém a qualquer parte da grande fraternidade humana põe todos em perigo’ (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 345). Gostemos ou não disso, por causa desse elo comum, Deus nos deu uma responsabilidade para com Ele e em relação aos outros (Mt 22:37-39 [‘37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.]2).”1
“Em toda a Bíblia, é recorrente a afirmação de que Deus é o nosso Criador. Por exemplo, essa é uma das razões dadas para que nos lembremos do sábado (Êx 20:11) e para que adoremos a Deus no tempo do fim (Ap 14:7). É também uma motivação primária para que nos importemos com outras pessoas e nos interessemos pelos menos afortunados.”1
“Estamos todos unidos pelo vínculo da nossa origem comum em Deus. ‘O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado’ (Pv 14:31). Esse vínculo poderia ser mais claro?”1
“Deus, como nosso Criador, tem um direito sobre nós que requer a dedicação de toda a nossa vida, inclusive nossa adoração, serviço e cuidado pelos outros. Somos, de fato, ‘tutores’ do nosso irmão, por mais difícil, frustrante e inconveniente que isso seja.”1
“Em sua opinião, por que as reivindicações de Deus como Criador são um tema recorrente em toda a Bíblia? Por que isso é tão importante? Como essa realidade deve influenciar nossa maneira de tratar os outros?”1
Quinta-feira, 04 de julho de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. “Mesus pequeninos irmãos”: servindo aos necessitados. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, jul. ago. set. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos