A importância da educação

Lições da Bíblia
“5. Leia Esdras 7:6, 10. O que esses textos ensinam sobre a importância da educação religiosa adequada? Assinale a alternativa correta:”1
Esdras (7:6, 10 ARA): “6 Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do Senhor, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira. […] 10 Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.1
A. (   ) A instrução adequada da Palavra nos capacita para cumprir os propósitos de Deus
B. (   ) A educação bíblica não é tão importante quanto o sucesso profissional.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“A sincera devoção de Esdras a Deus e sua decisão de estudar, praticar e ensinar a Palavra de Deus (Ed 7:6, 10) o prepararam para um ministério superior em Israel. O texto bíblico afirma que ele se dedicava ao estudo, à prática e ao ensino da Lei do Senhor.”1
“Ellen G. White apresentou uma ideia importante sobre Esdras: ‘Descendente dos filhos de Arão, Esdras havia recebido a educação sacerdotal; e em acréscimo a isso adquiriu familiaridade com os escritos dos magos, astrólogos e sábios do reino medo-persa. Mesmo assim não se sentia satisfeito com sua condição espiritual. Suspirava por estar em plena harmonia com Deus; ansiava sabedoria para fazer a vontade divina. E assim preparou ‘seu coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir’ (Ed 7:10). Isso o levou a se aplicar diligentemente ao estudo da história do povo de Deus, como se encontra relatado nos escritos dos profetas e reis. Ele estudou os livros históricos e poéticos da Bíblia a fim de compreender por que o Senhor tinha permitido que Jerusalém fosse destruída e Seu povo levado cativo para terras pagãs (Profetas e Reis, p. 608).”1
“Os esforços de Esdras para reavivar o interesse no estudo das Escrituras se tornaram permanentes, graças ao seu laborioso e constante esforço no sentido de preservar e multiplicar os sagrados escritos. Ele reuniu todos os exemplares da lei que pôde encontrar, fazendo com que eles fossem transcritos e distribuídos. A Palavra pura, assim multiplicada e posta nas mãos de muitos, proveu o conhecimento que era de inestimável valor” (Profetas e Reis, p. 609).1
“Observe que, embora Esdras tivesse aprendido sobre os costumes dos pagãos, ele percebeu que não estavam corretos; portanto, buscou conhecer a verdade a partir da fonte da verdade: a Palavra de Deus e a ‘Lei do Senhor’. Ele teve que descartar muito do que havia aprendido nas escolas mundanas, pois, sem dúvida, muitos desses conhecimentos estavam errados. Afinal de contas, que bem lhe fariam os ‘escritos dos magos e dos astrólogos’?”1
“O que precisamos desaprender do que o mundo nos ensina?”1
Quinta-feira, 03 de outubro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos