O exemplo de Neemias

Lições da Bíblia
“6. Leia Neemias 5:14-19. Quais razões Neemias apresentou para não exigir do povo ‘o pão devido ao governador’ (Ne 5:18)?”1
Neemias (5:14-19 ARA): “14 Também desde o dia em que fui nomeado seu governador na terra de Judá, desde o vigésimo ano até ao trigésimo segundo ano do rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão devido ao governador. 15 Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta siclos de prata; até os seus moços dominavam sobre o povo, porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus. 16 Antes, também na obra deste muro fiz reparação, e terra nenhuma compramos; e todos os meus moços se ajuntaram ali para a obra. 17 Também cento e cinquenta homens dos judeus e dos magistrados e os que vinham a nós, dentre as gentes que estavam ao nosso redor, eram meus hóspedes. 18 O que se preparava para cada dia era um boi e seis ovelhas escolhidas; também à minha custa eram preparadas aves e, de dez em dez dias, muito vinho de todas as espécies; nem por isso exigi o pão devido ao governador, porquanto a servidão deste povo era grande. 19 Lembra-te de mim para meu bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo.”
“Neemias provavelmente tenha escrito esse relato após seu retorno à corte do rei Artaxerxes, depois de governar Judá durante 12 anos. Embora os governadores tivessem o direito de receber impostos de seus súditos, Neemias nunca reivindicou esse direito e financiou seu sustento. Ele não apenas pagou suas próprias despesas, mas também sustentou sua família e toda a corte. Zorobabel, o primeiro governador, é o único cujo nome conhecemos. Quando Neemias mencionou ‘os primeiros governadores’, ele provavelmente estivesse se referindo aos governadores que existiram entre os governos de Zorobabel e o seu próprio governo. Em resultado, ao terminar seu mandato, ele provavelmente houvesse perdido dinheiro. Em vez de trazer riquezas, como era de se esperar de uma posição de prestígio, Neemias provavelmente tivesse perdido a riqueza e os bens, por causa de sua atitude de generosidade. Sendo ele abastado, pôde prover o alimento diário para muitas pessoas. Ele foi generoso em suprir abundantemente as necessidades dos outros (Ne 5:17, 18).”1
“Embora não tenha feito o mesmo que Abraão, após o resgate dos que foram capturados pelas nações vizinhas (veja Gn 14), o que Neemias fez revela o mesmo princípio.”1
“7. Leia Neemias 5:19. O que ele disse nesse verso? Como entender isso em relação ao evangelho?”1
Neemias (5:19 ARA)2: “Lembra-te de mim para meu bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo.”
“Vemos em Neemias o exemplo de alguém que colocou o Senhor e Sua obra antes de seu ganho e vantagens pessoais. Essa é uma boa lição para nós, independentemente da nossa situação específica. É fácil trabalhar para o Senhor quando não nos custa muito.”1
“Leia Filipenses 2:3-8 [‘3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. 5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.’]. Como você pode revelar em sua vida os princípios abnegados expressos nessa passagem e demonstrados na vida de Jesus Cristo?”1
Quinta-feira, 31 de outubro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos