Tempo profético
Lições da Bíblia
“Na primeira lição deste trimestre mencionamos que Deus chamou Zorobabel (538 a.C.) e Esdras (457 a.C.) para ministérios especiais. Na segunda lição, refletimos sobre o chamado de Deus para Neemias (444 a.C.). Precisamos entender que esses chamados foram realizados em harmonia com a presciência de Deus. Por exemplo, Zorobabel foi movido por Deus para realizar uma tarefa específica em resposta ao fim dos 70 anos de cativeiro sobre o qual Jeremias havia profetizado.”1
“3. Em que ano Esdras foi chamado para o ministério? O ano em que o rei Artaxerxes emitiu um decreto. Por que esse ano é importante na profecia? Dn 9:24-27”1
Daniel (9:24-27 ARA)2: 24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas. 27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.”
“Daniel 9:25 afirma: ‘Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas’. A última semana dessa profecia é mencionada no verso 27. Visto que uma semana tem sete dias, uma semana profética corresponde a sete anos (Nm 14:34; Ez 4:5, 6). Portanto, essa profecia fala de 70 semanas, o que equivale a 490 anos. Qual é a data inicial da profecia das 70 semanas? Ela deve ser contada a partir do momento em que foi promulgado o decreto para restaurar e reconstruir Jerusalém.”1
“Houve um total de três decretos com referência à restauração do povo judeu. Ciro, Dario e Artaxerxes deram ordens para que houvesse restauração. No entanto, somente o decreto de Artaxerxes inclui a preocupação com a cidade de Jerusalém, e somente esse decreto está associado à exaltação a Deus por Sua intervenção (Ed 7:27, 28).”1
“Contamos o início da profecia das 70 semanas a partir do ano 457 a.C., o sétimo ano do rei Artaxerxes I, conforme mencionado em Esdras 7:7-26. Além disso, visto que o ano 457 a.C. marca também o início da profecia das 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14 (veja o estudo da lição de amanhã), esse decreto serve como ponto de partida para as duas profecias. As setenta semanas terminaram no ano 34 d.C., quando a pregação do evangelho foi ampliada e alcançou os gentios (essa data foi marcada pela perseguição da igreja primitiva e pelo martírio de Estêvão). A metade da última semana coincidiu com o ano 31 d.C., ano em que Jesus morreu na cruz.”1
“Examine a profecia de Daniel 9:24-27. De que forma ela revela, com incrível exatidão, o ministério de Jesus? Como uma profecia desse tipo deve ajudar a confirmar nossa fé?”1
Segunda-feira, 14 de outubro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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