A resposta do povo

Lições da Bíblia
“Quando Esdras abriu a Palavra de Deus, a Torá hebraica, o povo se levantou. Antes de ler, ele bendisse o nome de Deus. Após a leitura, ‘o povo respondeu: Amém! Amém!’ (Ne 8:5, 6) em uníssono ao erguer as mãos para o céu. Eles então inclinaram a cabeça e adoraram com o rosto em terra.”1
“6. Leia Neemias 8:9-12. Por que os líderes disseram ao povo: ‘não pranteeis, nem choreis’? Assinale a alternativa correta:”1
Neemias (8:9-12 ARA)2: “9 Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. 10 Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. 11 Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados.12 Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.”
A. (   ) Porque aquele era um dia consagrado, de alegria ao Senhor.
B. (   ) Porque o povo precisava ser forte para vencer a guerra.
Resposta sugestiva: Alternativa A
“Assim, nos anos posteriores, quando a Lei de Deus foi lida em Jerusalém aos cativos que voltaram de Babilônia, e o povo chorava por causa de suas transgressões, foram proferidas as graciosas palavras: ‘Não vos lamenteis. […] Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força’” (Ne 8:9, 10; Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 281).1
“Enquanto ouviam as palavras de Deus, o povo ficou impressionado com sua própria pecaminosidade e começou a chorar. Quando Deus Se revela a nós e começamos a compreender que Ele é cheio de amor, bondade, misericórdia e fidelidade, nossas insuficiências e falhas em ser o que devemos ser são colocadas em primeiro plano. Ver a santidade de Deus por meio da Sua Palavra nos faz perceber, sob uma nova luz, nossa condição terrível. Essa percepção fez com que os israelitas chorassem e lamentassem, mas eles não deviam se entristecer, ‘porque a alegria do Senhor’ era a sua força (Ne 8:10). Em outras palavras, apesar de seus fracassos, eles podiam confiar no poder de Deus.”1
“Esse também era um dia especial, um dia santo, a Festa das Trombetas (Rosh Hashaná), no qual o curto toque das trombetas sinalizava a importância da preparação do ‘coração’ para o juízo do Senhor (Dia da Expiação, celebrado no 10o dia do mês de tishri). O toque das trombetas indicava o chamado para estar diante de Deus e arrepender-se. Visto que a intenção daquele dia era lembrar o povo de que devia se voltar para Deus, o choro e o lamento é compreensível. Mas os líderes lembraram os israelitas de que, como tinham se arrependido, Deus os havia escutado e, portanto, era hora de se alegrar no perdão de Deus.”1
“Jesus teve que ir para a cruz como a única maneira de resolver o problema do pecado e nos dar esperança. O que isso revela sobre a gravidade do pecado?”1
Quarta-feira, 06 de novembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos