Lendo e ouvindo a Lei

Lições da Bíblia
“Esdras ‘trouxe a Lei’ para ler diante da assembleia. O que ele leu para eles? Somente os Dez Mandamentos repetidamente até o meio do dia? A referência ao livro da Lei deve ser entendida como os cinco livros de Moisés, de Gênesis a Deuteronômio, conhecidos como a Torá hebraica. O termo ‘Lei’, portanto, envolvia apenas uma parte do que foi incluído na leitura; seria melhor traduzi-lo como ‘instruções’ de Deus, que nos permitem conhecer o caminho que devemos trilhar a fim de não perder o alvo. Quando Esdras leu essas instruções, o grupo ouviu sua história como povo de Deus, começando com a criação até os dias de Josué. Mediante histórias, canções, poemas, bênçãos e leis, eles foram lembrados de suas lutas para obedecer a Deus e da fidelidade do Senhor. A Torá inclui a ‘Lei’, mas ela é mais do que isso; ela abrange a história do povo de Deus e revela especialmente Sua direção. Consequentemente, ela apresentou à comunidade suas raízes e identidade.”1
3. Leia Neemias 8:3; Deuteronômio 4:1; Deuteronômio 6:3, 4; Josué 1:9; Salmo 1:2; Provérbios 19:20; Ezequiel 37:4 e Mateus 17:5. Como devemos nos relacionar com a Palavra de Deus? Assinale a alternativa correta:”1
Neemias (8:3 ARA)2: “E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.”
Deuteronômio (4:1 ARA)2: “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá.”
Deuteronômio (6:3 ARA)2: “3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor, Deus de teus pais. 4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.”
Josué (1:9 ARA)2: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”
Salmo (1:2 ARA)2: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
Provérbios (19:20 ARA)2: “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.”
Ezequiel (37:4 ARA)2: “Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.”
Mateus (17:5 ARA)2: “Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
A. (   ) Devemos usar a Palavra de Deus como um amuleto.
B. (   ) Devemos ouvir e cumprir as palavras escritas na Bíblia, pois assim teremos sucesso em nossa caminhada cristã.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“O fato de as pessoas desejarem ouvir a Palavra de Deus provavelmente era resultado da leitura e do ensino das Escrituras promovidos por Esdras desde a sua chegada a Jerusalém, cerca de 13 anos antes. Ele era dedicado à obra de Deus e determinado a fazer a diferença. A Palavra do Senhor se tornava real para os israelitas à medida que eles continuavam ­ouvindo-a por meio de Esdras. Como resultado, o povo tomou uma decisão consciente de ouvir e obedecer, pois estava interessado em saber mais a respeito de Deus. Portanto, nessa ocasião, eles se aproximaram da Torá com reverência e desejo de aprender.”1
“Fartar-nos da Palavra faz surgir em nossa vida um anseio mais profundo por Deus.”1
“Como você se relaciona com a Palavra de Deus? Ou seja, embora afirme acreditar nela, como essa afirmação se manifesta em sua vida? De que modo você busca obedecer ao que ela ensina? Sua vida seria muito diferente se você não obedecesse à Bíblia?”1
Segunda-feira, 04 de novembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos