Propósito e entusiasmo

Lições da Bíblia
“4. O que os seguintes textos revelam sobre a força motivadora na vida de Esdras e Neemias? (Ne 2:1-10; Ed 7:8-10). Assinale a alternativa correta:”1
Neemias (2:1-10 ARA)2: 1 No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. 2 O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira 3 e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo? 4 Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus 5 e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. 6 Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo. 7 E ainda disse ao rei: Se ao rei parece bem, deem-se-me cartas para os governadores dalém do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em Judá, 8 como também carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dê madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me. E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo. 9 Então, fui aos governadores dalém do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei; ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros. 10 Disto ficaram sabendo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita; e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.”
Esdras (7:8-10 ARA)2: “8 Esdras chegou a Jerusalém no quinto mês, no sétimo ano deste rei; 9 pois, no primeiro dia do primeiro mês, partiu da Babilônia e, no primeiro dia do quinto mês, chegou a Jerusalémsegundo a boa mão do seu Deus sobre ele. 10 Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.
A. (   ) A grande força motivadora na vida deles era Deus e Sua lei.
B. (   ) O que os motivava a seguir era seu sucesso e popularidade.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Em tudo que faziam, Esdras e Neemias buscavam ver a vontade de Deus cumprida na vida do povo. É verdade que os judeus haviam estragado tudo e foram punidos por isso. Mas o Senhor, fiel às Suas promessas, abriu o caminho para que Seu povo retornasse à terra prometida e, se fosse fiel, realizasse os objetivos que Ele havia estabelecido. E Deus, em Sua sabedoria, escolheu dois homens dedicados, homens de certa maneira semelhantes a Moisés, para desempenhar uma função central na restauração, assim como Ele havia usado Moisés para uma obra especial.”1
“Grandes líderes, como esses dois homens, têm um objetivo que impulsiona todas as suas ações. Pode-se dizer que Esdras e Neemias tinham um propósito na vida. Eles tinham uma visão de onde desejavam que o povo de Deus estivesse, e então colocaram todas as suas forças para realizar esse objetivo.”1
“Esdras fez isso estudando as Escrituras e ensinando a Palavra ao povo. Neemias encorajou o povo a fazer o que era certo e a defender o Senhor corajosamente. Ambos desejavam ver Jerusalém restaurada, mas não apenas uma restauração material; também desejavam ver o reavivamento e a reforma na vida espiritual de seus habitantes. Por isso, eles corrigiram, reprovaram e, às vezes, exigiram certa maneira de agir. Grandes líderes creem em algo maior que o comum e o medíocre. Esdras e Neemias criam em um Deus amoroso e poderoso que faz milagres; por isso, eles desejavam que todos tivessem uma relação profunda com o Pai celestial.”1
“Desde o primeiro capítulo de Neemias, o leitor fica impressionado com sua dedicação à causa de Deus e também com sua aflição por causa da triste situação de seu povo. Nesse capítulo, é relatado que ele chorou quando soube do sofrimento dos israelitas em Judá. Em oração, ele se comprometeu a fazer o que Deus lhe pedisse. Neemias parecia motivado pela ideia de fazer a diferença no mundo. Ele era um homem de ação em favor de Deus. Não foi ganhando o maior salário ou tendo uma posição preeminente que Neemias escolheu fazer a diferença (embora ele tivesse esses privilégios na Pérsia), mas indo a Judá, uma nação desfavorecida, que sofria oposição a cada passo. Ele foi movido pela fé, independentemente dos obstáculos à sua frente.”1
Quarta-feira, 25 de dezembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos