Tocado por um anjo

Lições da Bíblia
“5. Leia Daniel 10:10-19. O que aconteceu cada vez que o anjo tocou Daniel?”1
Daniel 10:10-19 (ARA)2: “10 Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. 11 Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. 12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. 14 Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes. 15 Ao falar ele comigo estas palavras, dirigi o olhar para a terra e calei. 16 E eis que uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então, passei a falar e disse àquele que estava diante de mim: meu senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma. 17 Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim. 18 Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu; 19 e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste.
“Profundamente afetado pelo esplendor da luz divina, o profeta caiu. Então um anjo apareceu para tocá-lo e consolá-lo. Ao lermos a narrativa, observamos que o anjo tocou Daniel três vezes.”1
“O primeiro toque habilitou o profeta a ficar de pé e ouvir as palavras de conforto vindas do Céu: ‘Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim’ (Dn 10:12). A oração do servo de Deus moveu o Céu. Para nós, isso é uma garantia de que o Senhor ouve nossas orações, o que é um grande conforto em tempos difíceis.”1
“O segundo toque habilitou Daniel a falar. O profeta derramou suas palavras diante do Senhor, expressando seus sentimentos de temor e emoção: ‘Meu Senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma. Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim’ (Dn 10:16,17). Portanto, Deus não apenas fala a nós; Ele deseja que abramos nossa boca para contar a Ele nossos sentimentos, necessidades e aspirações.”1
“O terceiro toque lhe trouxe força. Ao reconhecer sua inadequação, o anjo o tocou e o consolou com a paz de Deus: ‘Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte’ (Dn 10:19). Lembre-se de que o anjo foi enviado a Daniel em resposta às suas orações, a fim de dar-lhe discernimento e compreensão. Em outras palavras, a visão que se segue no capítulo 11 tem a intenção de encorajar Daniel em resposta ao seu luto e meditação acerca da situação em Jerusalém. Com Deus ao nosso lado, podemos ter paz mesmo quando enfrentamos aflições. Seu toque amoroso nos habilita a olhar para o futuro com esperança.”1
“‘Enquanto nos movemos em nossos afazeres comuns, podemos ter bem perto o Céu’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 48). O Céu e a Terra estão intimamente ligados. Como você pode viver de maneira diferente se mantiver essa verdade viva em seu coração?”1
Terça-feira, 10 de março de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Daniel. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 499, jan. fev. mar. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos