Jesus e a origem e história da Bíblia

Lições da Bíblia

“Jesus ensinou que a Bíblia é a Palavra de Deus no sentido de que o que ela declara é sinônimo do que Deus diz. A origem da Bíblia se encontra em Deus e, portanto, ela contém a autoridade suprema para todos os aspectos da vida. Deus trabalhou ao longo da História para revelar Sua vontade à humanidade por meio da Bíblia.”1

“Por exemplo, em Mateus 19:4, 5, Jesus citou um texto escrito por ­Moisés. Mas Ele Se referiu a essa passagem da seguinte maneira: ‘o ­Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e […] disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe’. Em vez de dizer ‘assim dizem as Escrituras’, Jesus declarou: ‘o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e […] disse’, atribuindo à palavra do Senhor o que o narrador de Gênesis escreveu. Deus é considerado o Autor dessa declaração, mesmo que ela tenha sido escrita por Moisés.”1

“5. Como Jesus compreendia as pessoas e os eventos históricos da Bíblia? Mt 12:3, 4; Mc 10:6-8; Lc 4:25-27; Lc 11:51; Mt 24:38”1

Mt 12:3, 4 (ARA)2: “3 Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? 4 Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?”

Mc 10:6-8 (ARA)2: “6 porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], 8 e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.”

Lc 4:25-27 (ARA)2: “25 Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; 26 e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. 27 Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseue nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.

Lc 11:51 (ARA)2: “desde o sangue de Abel até ao de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração.”

Mt 24:38 (ARA)2: “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,”

“Jesus tratava constantemente pessoas, lugares e eventos do Antigo Testamento como verdade histórica. Ele Se referiu a Gênesis 1 e 2, a Abel em Gênesis 4, a Davi comendo os pães da proposição e a Eliseu, entre outras figuras históricas. Ele falou repetidamente dos sofrimentos dos profetas antigos (Mt 5:12; 13:57, 23:34-36, Mc 6:4). Em uma mensagem de advertência, Cristo também descreveu os dias de Noé: ‘Porquanto, assim como nos dias anteriores ao Dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o Dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem’ (Mt 24:38, 39). Há aqui todos os indícios de que Jesus estava Se referindo a esse ato poderoso de juízo de Deus como um evento histórico.”1

Visto que o próprio Jesus Se referiu a essas pessoas históricas como reais, o que isso revela sobre o poder dos enganos de Satanás, considerando que muitas pessoas, até mesmo professos cristãos, negam a existência desses personagens? Por que não devemos cair nessa armadilha?

Quarta-feira, 15 de abril de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Com interpretar as Escrituras Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 500, abr. mai. jun. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos