Livros e sua mensagem

Lições da Bíblia

“As maiores unidades nas Escrituras são os livros da Bíblia. Os livros bíblicos foram escritos para diferentes propósitos e em diferentes contextos. Alguns serviram como mensagens proféticas; outros foram compilações, como os Salmos. Existem livros históricos como 1 e 2 Reis, e há cartas para várias igrejas, como as escritas por Paulo e outros autores.”1

“Ao buscarmos entender o significado e a mensagem de um livro, é importante começar com a autoria e o contexto. São atribuídos autores a muitos livros da Bíblia. Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento são identificados como tendo sido escritos por Moisés (Js 8:31, 32; 1Rs 2:3; 2Rs 14:6; 21:8; Ed 6:18; Ne 13:1; Dn 9:11-13; Ml 4:4). Isso foi confirmado por Jesus (Mc 12:26; Jo 5:46, 47; Jo 7:19) e pelos apóstolos (At 3:22; Rm 10:5). Em outros casos, alguns autores bíblicos não foram identificados. (Por exemplo, os autores dos livros Ester e Rute, bem como os autores de muitos livros históricos como Samuel e Crônicas, não são identificados.)”1

“7. Leia Gênesis 15:1-5; 22:17, 18. Qual é a importância do fato de que Moisés escreveu o livro de Gênesis? Assinale a alternativa correta:”1

Gênesis 15:1-5 (ARA)2: “1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. 2 Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 A isto respondeu logo o Senhor, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”

Gênesis 22:17, 18 (ARA)2:  “17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, 18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.”

A.( ) Moisés escreveu sobre a origem de tudo e o plano da salvação.
B.( ) Ele escreveu em linguagem simbólica sobre a origem da vida.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Êxodo, Levítico e Deuteronômio foram escritos por Moisés, depois do Êxodo. Mas, visto que Gênesis é fundamental como histórico das ações de Deus da criação ao período patriarcal, esse livro foi escrito antes do Êxodo.”1

“Enquanto os anos se passavam e ele vagava com seus rebanhos nos lugares isolados, refletindo sobre a opressão sofrida por seu povo, relembrava a maneira pela qual Deus havia lidado com seus antepassados e as promessas que eram a herança da nação escolhida; e suas orações por Israel subiam ao Céu de dia e de noite. Anjos celestiais derramavam sua luz em redor dele. Ali, sob a inspiração do Espírito Santo, ele escreveu o livro de Gênesis” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 251).1

“No livro de Gênesis, somos informados não apenas sobre nossas origens, mas sobre o plano da salvação, ou o meio pelo qual Deus redimirá a humanidade caída. Esse plano se tornou ainda mais claro com a aliança que Deus fez com Abraão, a qual envolvia Sua promessa de estabelecer por meio dele uma grande nação, a ser formada por uma ‘descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia’ (Gn 22:17).”1

“Quais outras grandes verdades o livro de Gênesis nos ensina, verdades sobre as quais, de outra forma, não saberíamos? Por que a Palavra de Deus é importante para nossa fé?”1

Quinta-feira, 14 de maio de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Com interpretar as Escrituras Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 500, abr. mai. jun. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos